Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSILENE FEITEIRO DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSILENE FEITEIRO DE MELO
DATA : 06/11/2020
HORA: 09:00
LOCAL: MCONF - RNP
TÍTULO:

(DES)CONTINUIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO PROCESSO
EDUCACIONAL ESCOLAR NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO DA (UHE) BELO
MONTE NO RUC JATOBÁ EM ALTAMIRA-PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Continuidade. (Des)continuidade. Educa


PÁGINAS: 123
RESUMO:

Este estudo investiga de que maneira ocorreram as mudanças territoriais no Município de Altamira no Pará a partir da Construção da Barragem de Belo Monte e a formação dos novos bairros destinados aos impactados pela barragem e os desafios da apropriação de uma Educação Escolar de continuidade e descontinuidade inclusas neste novo contexto levando em conta o processo de vivências das Escolas e dos sujeitos que remanejadas dos alagados da cidade. Para tal, nos propomos: compreender os processos da Educação escolar no Território Urbano da população dos alagados antes da (UHE) Belo Monte; Identificar os impactos socioeducacionais entre os moradores dos alagados enquanto na condição de migrantes reassentados no Ruc Jatobá e analisar as implicações teóricas das “continuidades” e “descontinuidades” da Educação Escolar para os alunos do Ensino Médio da EEEM Profº. Odila de Souza no Município de Altamira - Pará, localizada na Rua Mogno, S/N no Bairro Jatobá um dos seis Reassentamentos Urbanos construídos a partir da Barragem de Belo Monte. O estudo é de abordagem qualitativa, em que recorremos à revisão de literatura, pesquisa documental e empírica, do tipo pesquisa-ação colaborativa na ideia de trabalho coletivo com um estudo da Teoria das Representações Sociais centrado no discurso dos sujeitos. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas semiabertas e semiestruturadas, diário de campo da pesquisadora e registros fotográficos. Participaram da pesquisa alunos, professores e moradores do Ruc Jatobá, turmas do Ensino Médio e do Modular Eja que estudam no período noturno que antes moravam no Igarapé Ambé. Os resultados do estudo mostraram, a princípio, que as condições de ensino aprendizagem oferecidas para os moradores apresentam uma descontinuidade no processo real que as bases educacionais são direcionadas, inclusive nas falas dos entrevistados percebemos a continuidade inexistente e a descontinuidade presente. Diante do exposto, em fase preliminar, concluímos que a experiência poderá ser estendida verificando como os sujeitos pesquisados que apresentam a partir de seus relatos e histórias que ocorre o processo de descontinuidade na educação que é oferecida para estes reassentados dos alagados na Escola Estadual Odila de Souza no Ruc Jatobá, ainda em coleta dos dados... 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Externo ao Programa - 989.637.756-15 - LEONARDO ZENHA CORDEIRO - UFPA
Externo à Instituição - IGOR THIAGO MOREIRA OLIVEIRA - UFMG
Externa à Instituição - RAQUEL DA SILVA LOPES - UFPA
Notícia cadastrada em: 03/11/2020 17:18
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