Banca de QUALIFICAÇÃO: GIRLANE AIRES GONCALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIRLANE AIRES GONCALVES
DATA : 03/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

RADIOGRAFIA DE EGRESSOS PPGE/UFOPA (2015-2019): Subsídio para elaboração de proposta de modelo de sistema de acompanhamento institucional. 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação superior. Programa stricto sensu em educação. Avaliação Institucional. Gestão de acompanhamento de egressos. Amazônia.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Este estudo sobre egressos da pós-graduação stricto sensu em educação apresenta subsídios para elaboração de proposta de modelo de acompanhamento de egressos com vistas a atender indicadores de avaliação institucional da CAPES. A pesquisa é um estudo de caso com os egressos de 2015-2019 junto ao programa de pós-graduação em educação na Amazônia (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O desenvolvimento metodológico está relacionado com um mapeamento das informações referentes ao perfil pessoal, acadêmico e profissional desses egressos, destacando o quanto essa formação stricto sensu contribuiu para o seu desenvolvimento ético e humanístico para atuar nos contextos amazônicos. Para tal, buscou-se  a análise de documentos existentes no PPGE/UFOPA, dentre eles o questionário online, enviado por e-mail, aos 129 egressos do curso pela Secretaria do Programa, sob a responsabilidade da Comissão de Acompanhamento de egressos do PPGE/UFOPA, no período de março a agosto de 2020, contendo questões abertas e fechadas, algumas delas de acordo com a escala de Likert, além de dados constantes das Plataformas Lattes e Sucupira. Destes 129 e-mails enviados, obteve-se 89 retornos, passando a compor a amostra do estudo, adotando-se para o tratamento dos dados a análise de conteúdo de Bardin (2011). A construção da base teórica apoiou-se em Simon e Pacheco (2017), Mota (2014), Dias (2016), Assis Junior (2017), Coelho e Silva (2017), Maccari e Teixeira (2014), Teixeira (2015), Nobre (2018), Machado (2001) dentre outros, dialogando com os dados do questionário PPGE/UFOPA (2020), os relatórios da área de Educação da CAPES, as informações dos sites dos PPGE recomendados no país, e com o marco normativo legal do estudo. Os resultados parciais já revelam que houveram impactos significativos dessa formação na vida pessoal e profissional desses egressos; 63% deles estão entre 30 e 49 anos de idade; 61% são mulheres; 53 % concluíram a graduação nas Ciências Humanas e 75% o lato sensu nessa mesma área. Dos 89 respondentes ao questionário, 41% foram bolsistas durante o mestrado e 8% já se encontram no doutorado. A carreira acadêmica e de pesquisa foi o principal motivo para ingressar no PPGE (77%) e 81% afirmam que os conhecimentos adquiridos foram muito satisfatórios para a formação profissional, tenho a “Formação Humana” integral como um destaque. 85% anunciam que houveram impactos positivos para o meio educacional amazônico, tanto no sentido da produção acadêmica quanto da qualificação dos egressos. Espera-se que esse estudo contribua para um importante aspecto da avaliação dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu em educação, que é o de fomentar informações atualizadas de seus egressos de forma a compor subsídios para garantir a qualidade dessa formação continuada no Brasil e seu impacto para os contextos locais, regionais e nacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interna - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Externa à Instituição - JOCYLEIA SANTANA DOS SANTOS - UFT
Notícia cadastrada em: 30/11/2020 10:20
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