Banca de QUALIFICAÇÃO: CÉLIA MARIA GUIMARÃES SANTOS

DISCENTE : CÉLIA MARIA GUIMARÃES SANTOS
DATA : 11/12/2020
LOCAL: Remota - RNP

O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES EDUCATIVAS EM UMA TURMA DE PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA

Planejamento. Pré-escola. Teoria Histórico Cultural

Este trabalho situa-se na área da Educação Infantil e tem como temática central o planejamento das atividades no contexto da pré-escola. O planejamento na educação infantil é desafiador e tem gerado hesitação por parte de educadores na atualidade; sendo fundamental o planejar para que o trabalho do docente se concretize e atinja os objetivos pretendidos. No planejamento da prática pedagógica são mencionados os objetivos, o teor da atividade, os instrumentos metodológicos que devem direcionar as ações do processo educativo, recurso e a avaliação. Desta forma, esta pesquisa buscou compreender como é o planejamento das ações educativas de uma turma da pré-escola em uma instituição municipal de educação infantil no município de Santarém, Pará. Especificamente, investigar que concepções orientam o trabalho da professora ao constituir o seu planejamento; verificar que elementos a educadora considera ao planejar (legislação, formação, orientação da instituição ou da SEMED, prática de algum colega); analisar como se articulam os objetivos do planejamento elaborado pela docente e a prática desenvolvida. As análises foram pautadas na teoria histórico cultural de Vigotski. A investigação foi realizada com a participação de uma professora de pré-escola atuante em uma instituição pública junto a crianças de 4 anos de idade. Foram feitas observações em período exploratório, período que fora interrompido por conta da pandemia da Covid19, onde a instituição por medida de prevenir contaminação em massa e seguindo recomendações da OMS e do governo municipal suspendeu as atividades. Posteriormente, houve várias conversas direcionadas com a professora remotamente e seis pessoalmente em caráter de entrevista, com questões predefinidas a serem dialogadas, nas conversas realizadas pessoalmente foram seguidas todas as medidas de segurança e saúde. Nas entrevistas foram retomados alguns elementos presenciados nas observações e também se verificou que tipo de orientação/documentação a professora se baseia ao elaborar seu planejamento. Os dados obtidos foram organizados em eixos de análise, considerando a legislação do país sobre a educação infantil, os conceitos que a teoria histórico cultural apresenta sobre a educação da criança, o papel do professor e as demais imbricações acerca desse processo, considerando desde a sua formação como indivíduo até a sua atuação profissional, suas percepções sobretudo no planejamento das atividades do seu trabalho.

Externa à Instituição - CASSIANA MAGALHÃES - UEL
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO