Banca de DEFESA: THAIZA OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE : THAIZA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 25/03/2021

A CONCEPÇÃO DE GRAMÁTICA E DE ENSINO DE GRAMÁTICA QUE EMERGE DA OBRA “A GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS REVELADA EM TEXTOS” NEVES (2018)

Gramática. Ensino de Gramática. Ensino de Língua Portuguesa. A Gramática do Português Revelada em Textos.

A Linguística, quando se constitui como ciência, no início do século XX, não tem seu foco de pesquisa voltado ao ensino. Apesar disso, no final deste mesmo século, inicia um movimento de produção de gramáticas, o que demonstra certa preocupação com o ensino de língua, uma vez que, de modo geral, o ensino de língua nas escolas toma por base o conhecimento deixado como legado pela tradição gramatical. O objetivo deste é entender este movimento de produção de gramáticas por linguistas e que implicações ele possui para o ensino de língua portuguesa na escola. Este trabalho está abrigado em um subprojeto, intitulado “Análise de gramáticas escritas por linguistas brasileiros”, vinculado ao projeto “Língua, gramática, variação e ensino”, desenvolvido desde 2017 pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – Gelopa. Este subprojeto possui quatro perguntas norteadoras: o que é gramática?o que é ensinar gramática?para que ensinar gramática?; e como ensinar gramática?. Esta pesquisa visou a responder a essas perguntas, partindo da análise da concepção de gramática e de ensino de gramática que emerge da obra “A Gramática do Português revelada em textos” (GPRT), da linguista brasileira Maria Helena de Moura Neves, publicada em 2018. De caráter bibliográfico, esta pesquisa partiu, primeiramente, de quatro obras desta autora (NEVES, 2002; 2012; 2013; 2014), no intuito de verificar a convergência ou não da autora entre suas obras e sua produção gramatical, além de servirem de suporte à análise da GPRT. Assim, de acordo com a GPRT, gramática é um sistema adaptável e sensível às pressões do uso, por isso ajustáveis; e ensinar gramática é olhar a língua e as suas inter-relações de forma reflexiva. Para a autora, um ensino de gramática que não se paute na reflexão do funcionamento da língua não é um ensino significativo para o aluno. O ensino de gramática deve estar relacionado a mostrar como ela organiza as relações, produz as significações e os efeitos pragmáticos dentro de um contexto e, segundo a autora, o ensino de gramática não deve se dissociar das vivências de linguagem, isto é, para refletir sobre a língua, deve-se levar em conta o contexto em que se produziu aquele texto.

Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO