Banca de DEFESA: MARCELINO SILVA AZULAY

DISCENTE : MARCELINO SILVA AZULAY
DATA : 19/05/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/solange-helena-ximenes-rocha

O FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DA FLORESTA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE AVEIRO-PARÁ

Fechamento de Escolas. Educação do Campo. Amazônia. Povos do campo, das águas e da floresta.

O estudo investigativo em educação sobre o fechamento de escolas do campo, das águas e da floresta salientou no seu bojo os motivos do fenômeno, suas implicações e importância para o desenvolvimento das populações desses espaços territoriais. A negação de direitos educacionais sofrida pelas populações do campo no Brasil é uma realidade evidente, sobretudo no município de Aveiro-Pa. Nos últimos doze anos fecharam 63 escolas, fato que serviu de indicador desse estudo que teve como objetivo geral: investigar os motivos do fechamento das escolas do campo, das águas e da floresta e suas implicações na negação de direitos educacionais no município de Aveiro-Pará no período de 2006 a 2018 e, como objetivos específicos: identificar os motivos do fechamento das escolas do campo, das águas e da floresta, analisar as implicações provocadas pelo fechamento de escolas e refletir sobre a importância delas para os sujeitos e sociedade. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida pelo método de estudo de caso em uma perspectiva crítica que se baseou teoricamente em Freire (1967, 1979, 1995); Caldart (2011, 2012), Arroyo (2005, 2011); Mançano (2004), Munarim (2008,2015); Molina (2015); Hage (2005, 2014); Fernandes (2004, 2006); Adorno (1995) e outros. Os documentos e as falas expostas nas entrevistas foram analisados e interpretados mediante a técnica de análise de conteúdo com reflexões críticas sobre os sujeitos e suas relações com a escola, além de fatores políticos e organizacionais do Sistema Municipal de Educação. As categorias de análise emergiram da pesquisa documental, que apontou a gênese e evolução de fechamento de escolas, e das entrevistas, que emergiram os motivos como princípio da negação de direitos e as implicações socioeducativas e, a importância da escola, ressaltando as expectativas dos sujeitos por uma escola e educação condizente ao campo amazônico de assentamento, de várzea e de floresta. Evidenciou-se que o custo-benefício foi o principal fator para o fechamento das escolas na visão do poder público e a evasão de adolescentes da comunidade e consequente esvaziamento do território rural implicou negativamente na vida de ambos: dos que saem e de quem fica.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA