Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID COELHO DE JESUS

DISCENTE : INGRID COELHO DE JESUS
DATA : 11/05/2021
LOCAL: PPGE virtual

EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: O caso dos Borari da Terra Indígena Maró

Educação Física. Educação Escolar Indígena. Educação Indígena Diferenciada.

O ensino do componente curricular Educação Física na Educação Escolar Indígena é o objeto de estudo dessa pesquisa. O objetivo consiste em compreender como está sendo desenvolvido o componente curricular Educação Física na Educação Escolar Indígena a luz dos interesses dos próprios indígenas e da normatização estabelecida pelo Ministério da Educação para essa modalidade educacional. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, foi realizada no ano de 2019 na escola da etnia Borari da Terra Indígena Maró, localizada na região do rio Arapiuns no município de Santarém-Pa. Os dados foram produzidos mediante a observação participante e a realização de entrevista semiestruturada com os indígenas (coordenação pedagógica, professores de Educação Física e lideranças indígenas), os quais foram analisados pela técnica Análise de Conteúdo. Conclui-se que os conhecimentos que trata a Educação Física escolar estavam sendo reorganizados pelos indígenas, que no âmbito de sua instituição de ensino estavam estruturando uma proposta para o componente curricular   pautada no que prevê a legislação educacional para as escolas indígenas: a elaboração de próprios específicos de aprendizagem, nos quais os conhecimentos tradicionais presentes na realidade e cotidiano indígena são inseridos e tratados na instituição escolar.

Presidente - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR