Banca de DEFESA: JULIANA VIEIRA JORDAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA VIEIRA JORDAO
DATA : 09/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Iced
TÍTULO:

O Novo Mais Educação e os limites das reformas educacionais no contexto de crise estrutural do capital


PALAVRAS-CHAVES:

Crise Estrutural do Capital. Educação Integral. Reformismo. Programa Mais Educação. Programa Novo Mais Educação.




PÁGINAS: 108
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Mais Educação e sua reformulação, o Programa Novo Mais Educação, bem como os limites das reformas educacionais no interior do ordenamento sociometabólico do capital e da atual crise estrutural, a partir da perspectiva de István Mészáros. Por meio de uma abordagem fundamentada na teoria marxista sobre o Estado, realizamos uma investigação de caráter bibliográfico, na qual retomamos o panorama dos vínculos entre a figura do Estado e o modo de produção capitalista. Essa fundamentação nos permitiu uma visão da trajetória da educação integral no Brasil, bem como do reformismo
no campo educacional, o que levou à constatação de que, nas últimas décadas, a lógica do neoliberalismo, que nada mais é do que uma ordem econômica e social inerente à crise estrutural do capital, acabou sendo preponderante no bojo das políticas públicas voltadas à educação integral. Nessa perspectiva, demonstramos que o Programa Mais Educação foi criado e implementado em um momento de relativização do neoliberalismo no Brasil, no decurso dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff. Nesse sentido, destacamos o fato de que essa política inicial de educação integral, a despeito de muitas limitações, tinha elementos para seu aperfeiçoamento, o que não veio a ocorrer em razão da descontinuidade da proposta original pelo governo ultraneoliberal de Michel Temer, com a criação do Programa Novo Mais Educação, que se voltou para as necessidades do mercado de trabalho. Essa transição prova que os reformismos apresentam sérias limitações
para o campo da educação, pois todo sistema educacional intracapital tem suas limitações, uma vez que reflete a sociedade de classe e a desigualdade. Por isso a necessidade de pensarmos em uma educação para além do capital.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Externa à Instituição - MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO - UFMA
Externo à Instituição - VIVINA DIAS SOL QUEIRÓZ - UFMS
Notícia cadastrada em: 05/05/2021 07:56
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