Banca de DEFESA: LEDYANE LOPES BARBOSA

DISCENTE : LEDYANE LOPES BARBOSA
DATA : 30/06/2021
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO PARÁ: O ESTADO DA QUESTÃO NO PERÍODO DE 2010 A 2020

Palavras-chave: Escola de Tempo Integral. Educação Integral. Políticas Educacionais.

A Escola de Tempo Integral (ETI) pode ser considerada fruto das discussões pautadas nas políticas indutoras de educação integral, que ganharam destaque no Brasil a partir do movimento dos pioneiros da escola nova na década de 1930. Considerar o que se tem produzido acerca da temática na região norte constitui não apenas uma necessidade desta investigação, mas eixo central, na medida em que se torna relevante compreender as contribuições destas experiências para o processo de formação humana integral dos estudantes da rede pública. Partindo desse pressuposto esta pesquisa objetivou investigar a experiência da Escola de Tempo Integral no Estado do Pará a partir do registro das produções acadêmicas no formato de artigos publicados em periódicos Qualis com estrato A no período de 2010 a 2020, tendo como objeto de estudo a Escola de Tempo Integral. A metodologia foi realizada por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfica considerando o Estado da Questão (EQ), com aporte da revisão bibliográfica e documental, e do estudo conceitual acerca da temática com base em: Leclerc e Moll (2012); Gadotti (2009); Costa (2015); Paro et al. (1988) dentre outros autores. O processo de construção do Estado da Questão (EQ) apontou inicialmente o total de 164 periódicos vinculados à área da educação nas 5 regiões brasileiras, desse quantitativo chegou-se ao total de 52 periódicos que apresentaram: indexação nas bases de dados do Educ@ e Web of Science e o Qualis A; após novo refinamento considerando aproximação temática dos artigos e o recorte temporal (2010-2020) chegamos ao total de 10 artigos para composição do foco de análise da pesquisa.  Os resultados expressam que a elaboração do Estado da Questão (EQ) possibilitou uma visão panorâmica das pesquisas que discorrem acerca da educação de tempo integral, em especial as pesquisas que buscaram analisar os programas indutores da política de educação integral. A produção mapeada e selecionada foi analisada por meio de três agrupamentos temáticos: educação de tempo integral; escola de tempo; educação integral. O estudo revelou que o ideal de formação humana integral que surge das experiências mapeadas denota uma aproximação teórica com a perspectiva oficial presente nos documentos que norteiam os programas indutores de educação integral, que sinalizam para concepção de educação integral liberal-pragmatista cuja visão pragmatista de educação integral colabora para adaptação dos processos formativos ao contexto neoliberal contemporâneo.

Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA