Banca de DEFESA: ROBERTO ELISON SOUZA MAIA

DISCENTE : ROBERTO ELISON SOUZA MAIA
DATA : 04/06/2021
LOCAL: Remoto

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA TÉCNICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ-UFOPA

Avaliação Institucional. Ensino Superior. Estado Avaliador. Análise Envoltória de Dados.

A avaliação Institucional interna de Instituições de Ensino Superior, inserida no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-Sinaes, para além da certificação, é realizada com a finalidade de melhorar, por meio do autoconhecimento, a qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta. Como forma complementar ao processo de autoavaliação apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-Inep, o desafio da pesquisa aqui proposta é mensurar a eficiência técnica relativa de cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa, por meio da Análise Envoltória de Dados, também conhecida como Data Envelopment Analysis (DEA), considerando variáveis de insumos (investimentos) e de produto (resultados) fornecidos e gerados, respectivamente, para e pelos cursos. Aplicou-se a metodologia DEA para avaliação de 20 cursos de graduação ofertados na sede da Ufopa, com dados institucionais do ano de 2017, utilizando-se 3 variáveis de insumos (investimentos) e 3 variáveis de produtos (resultados). Fez-se uma discussão aprofundada sobre quatro elementos fundamentais, quais sejam: o papel do chamado “Estado Avaliador”, do qual partem as políticas públicas que norteiam o processo avaliativo do ensino superior no Brasil; a influência do Neoliberalismo na estrutura da educação brasileira; a perspectiva da avaliação interna de cursos de graduação; e a metodologia da Análise Envoltória de Dados como uma técnica adicional, ou alternativa, capaz de avaliar o desempenho de cursos de graduação. O Software Siad foi utilizado para o processamento dos dados e a apuração das eficiências dos cursos avaliados por meio da aplicação do modelo BCC orientado aos resultados (chamados na literatura de outputs). Concluiu-se que o uso da metodologia DEA mostrou-se promissor para a composição de estratégias de gestão para cursos de graduação, uma vez que se aferiu a eficiência técnica relativa das unidades selecionadas e propôs-se a correção de rumos daquelas unidades que não alcançaram a fronteira de eficiência do modelo.

Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA