Banca de DEFESA: SIDNEY AUGUSTO CANTO OLIVEIRA

DISCENTE : SIDNEY AUGUSTO CANTO OLIVEIRA
DATA : 30/06/2021
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BAIXO AMAZONAS E TAPAJÓS: DIFICULDADES E DESAFIOS  DAS PRIMEIRAS ESCOLAS NO IMPÉRIO

Instrução Pública, Educação, Escolas, Baixo Amazonas e Tapajós.

A presente pesquisa trata da Instrução Pública no período do Império (tendo como recorte os anos de 1827 a 1889), especificamente sobre as primeiras escolas públicas. Objetiva conhecer a história de sua implantação na região do Baixo Amazonas e Tapajós, bem como as dificuldades e desafios existentes nesse processo. A metodologia consistiu no levantamento, sistematização e utilização de obras relativas a educação tais como Saviani (2013) e Ponce (1992), dentre outros, e em informações mais específicas obtidas em códices sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Pará, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e da hemeroteca virtual da Biblioteca Nacional. Desta forma, trata-se de uma pesquisa de base bibliográfica e documental. Quanto ao referencial para a análise estamos utilizando o Materialismo Histórico Dialético uma vez que se trata de um período em que já se identifica o processo de consolidação do modo de produção capitalista na Europa e sua expansão para além dos países em que as revoluções burguesas haviam triunfado. A partir do pressuposto teórico, alguns acontecimentos de cunho político, econômico e social, que diretamente afetaram a implantação das escolas públicas na região também estarão correlacionados ao texto, como por exemplo a Cabanagem, o sistema escravista, os ciclos econômicos do cacau e da borracha, bem como a atuação de diversos Presidentes que governaram a Província do Grão-Pará. A pesquisa revela que o processo de implantação das escolas públicas na região hoje conhecida como Oeste do Pará, área de abrangência da Universidade Federal do Oeste do Pará, iniciou-se no século XIX sem, contudo, se consolidar, enfrentando diversos desafios que impediam sua afirmação nesta parte da Província. Colares (2005), por exemplo, considera que tais escolas eram frágeis; fragilidade essa que só começaria a ser suplantada com a chegada das ordens religiosas da Igreja Católica à região, principalmente a dos Frades Franciscanos e a das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, que deram desenvolvimento e consolidaram a Educação Escolar em nossa região de estudo. Antes disso, diversos fatores levaram ao fracasso de muitas tentativas, como sugerem os estudos de Damasceno (2017), Lombardi (2010) e Saviani (2015), conforme podemos constatar ao longo desta dissertação.

Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA