Banca de QUALIFICAÇÃO: GISLAINY FERREIRA FERNANDES

LOCAL: Ambiente virtual Meet

POLÍTICAS DE ACESSIBILIDADE PARA O SURDO NO ENSINO

SUPERIOR: Uma análise na Universidade Federal do oeste do Pará - UFOPA

Acessibilidade. Políticas de acessibilidade. Educação de Surdos. Ensino Superior.

Esta dissertação vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos (GEPES) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem como objetivo geral investigar o processo de implementação das políticas de acessibilidade para alunos surdos na Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA em Santarém-PA. Dele desdobram-se os objetivos específicos: a) Analisar as portarias, as resoluções, as leis, os relatórios anuais de atividades, as políticas públicas e todos os documentos que sustentam a inclusão na UFOPA; b) Conhecer os recursos de acessibilidade disponíveis para os alunos surdos na referida universidade c) Descrever a atuação do Núcleo de Acessibilidade para alunos surdos na universidade pesquisada; d) Identificar as maiores dificuldades que a UFOPA encontra para implementar as políticas de acessibilidade para alunos surdos. Para tanto, utilizo as ideias da Teoria Histórico-Cultural sobre o desenvolvimento humano, principalmente os conceitos, de meio, cultura e linguagem L. S. Vygotski (1997; 2018a; 2018b). No que se refere à dimensão metodológica utilizo-me da Pesquisa qualitativa a partir de um levantamento documental e entrevistas (LUDKE e ANDRÉ, 1986). Os principais documentos utilizados para a análise são: Portarias, leis, resoluções, projetos, relatórios anuais de atividades e políticas públicas; a entrevista semiestruturadas será realizada com 2 categorias: Coordenador do Núcleo de acessibilidade e o reitor da Universidade. Além disso, irei utilizar para a análise dos dados produzidos os aportes teóricos: Carvalho (2010), Duarte (2013), Leontiev (1978), Vygotsky (1984) para contribuir com as 4 subseções do capítulo 4 Acessibilidade na Ufopa: Estudantes surdos da Universidade Federal do Oeste do Pará; Políticas de Acessibilidade implementadas na UFOPA; Atuação do Núcleo de Acessibilidade e Atividades e eventos promovidos pelo Núcleo de Acessibilidade na UFOPA. Como resultados parciais em relação aos Estudantes surdos na UFOPA, percebeu-se um grande aumento de alunos surdos no nível superior, contabilizando 26% do total de alunos com deficiência matriculados na Instituição. Em relação às políticas de acessibilidade implementadas na Ufopa, verificou-se que a instituição dispões de algumas políticas afirmativas que atuam na permanência dos estudantes surdos; na subseção da Atuação do núcleo de acessibilidade, observou-se que o núcleo tem trabalho com elaboração de portarias que visam a inclusão social do alunos surdo através de eventos, cursos, e projetos que contemplam a sua Língua. O resultado final desta investigação poderá ser utilizado como referência e fundamentação para outras pesquisas na área da educação de surdos, bem como servir de subsídio pedagógico para orientar outras universidades. Por fim, avalio que a relevância deste estudo está na possibilidade de avançar na reflexão sobre as políticas de acessibilidade para alunos surdos no contexto universitário.

Presidente - 1797078 - ELENY BRANDAO CAVALCANTE
Interna - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO