Banca de DEFESA: MANOEL BRUNO CAMPELO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANOEL BRUNO CAMPELO DA SILVA
DATA : 28/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

TDIC e EaD na Formação de Professores: um experimento de ensino


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Formação de Professores. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Experimentação com tecnologias. AVA


PÁGINAS: 220
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma investigação sobre a relação dos Licenciandos em Informática Educacional (LIE), vinculados à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), quando desenvolvem atividades envolvendo a construção de propostas pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Com objetivo de compreender como os discentes do curso de Informática Educacional da Ufopa se apropriam das TDIC para o planejamento e execução de atividades pedagógicas para a educação à distância (EaD), buscou-se desenvolver atividades relacionadas à configuração de um AVA com propostas de cursos para estes ambientes virtuais, articulado à elaboração de um experimento de ensino realizado durante o estágio curricular do Programa de Mestrado em Educação – PPGE/UFOPA. O aporte teórico que subsidiou as atividades de pesquisa está fundamentado nas concepções de Selwyn (2011), Kenski (2003, 2008), Levy (1996, 2000), Perrenoud (1999, 2000), e (2000), dentre outros. Como estratégias metodológicas para a obtenção de dados para subsidiar a pesquisa, utilizou-se uma abordagem na perspectiva quali-quantitativa, articulando-se a pesquisa bibliográfica (OLIVEIRA, 2007), a observação participante (MINAYO, 2013) e o experimento de ensino, na perspectiva de Gonçalves e Marques (2011). O experimento de ensino foi realizado no segundo semestre de 2019, na disciplina de Fundamentos da EaD, turma da LIE, ingressos 2017, composta por 23 discentes, turno vespertino. As análises de informações obtidas foram realizadas, com base na triangulação metodológica (STAKE, 1998) envolvendo os momentos de observação do pesquisador, o experimento de ensino desenvolvido e a aplicação de um questionário semiestruturado, ao final do experimento. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos, internet e dispositivos, os discentes demonstraram interesse em explorar um campo do conhecimento até então não estudado por eles e, para além disso, ainda que de forma inicial, conseguem relacionar as aprendizagens desenvolvidas na disciplina de Fundamentos da EaD com as necessidades que estão vivenciando, diante da situação de ensino remoto. Com relação à apropriação tecnológica, evidenciou-se que os discentes, em sua maioria carecem de conhecimentos técnicos sobre as TDIC, de forma que o curso da LIE possa favorecer a aquisição de um domínio instrumental de recursos tecnológicos, mas que, também esteja em equilíbrio com processos de formação humana e emancipatória, em que o fomento ao trabalho colaborativo em redes de aprendizagem seja evidenciado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR
Externa ao Programa - 1834482 - ELIANE CRISTINA FLEXA DUARTE
Externa à Instituição - DANIELE ESTEVES PEREIRA SMITH - UFPA
Notícia cadastrada em: 12/09/2021 20:42
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