Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE SANTANA FERREIRA

DISCENTE : SIMONE SANTANA FERREIRA
DATA : 30/09/2021
LOCAL: Santarém, Unidade UFOPA RONDON, Plataforma Virtual Google Meet

POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA REFUGIADOS: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS VENEZUELANOS DA ETNIA WARAO

Migração. Educação. Warao. Política educacional.

O século XXI tem sido marcado por constantes conflitos entre nações, desastres naturais e grandes crises econômicas e sociais que fazem com que o mundo testemunhe a maior e mais grave crise migratória da humanidade. Mesmo o mundo enfrentando a pandemia do COVID 19 e tendo diversas fronteiras fechadas, em janeiro de 2021 o número de migrantes alcançou 281 milhões. O fenômeno migratório trouxe para o novo cenário mundial discussões relacionadas as políticas públicas de acolhimento e integração para imigrantes nos mais diversos países que os acolhem, dentre elas as políticas educacionais que figuram como um dos mais importantes instrumentos de inserção social de migrantes e refugiados e influenciam a mobilidade econômica e social de indivíduos acolhidos. Esta pesquisa em andamento considera a relação entre migração e educação levando em conta o contexto migratório que Brasil e América Latina vem enfrentando. Observando a migração de venezuelanos que buscam países fronteiriços para fugir da grave crise econômica e social que seu pais enfrenta, focamos especialmente a migração de indígenas venezuelanos que adentram o pais pela região norte como o tema dasta pesquisa que busca analisar os processos de implementação das políticas públicas educacionais para o atendimento destes imigrantes refugiados venezuelanos da etnia Warao, dando atenção para o processo de inserção no sistema escolar no município de Santarém deste grupo étnico nômade. A pesquisa compreenderá estratégias metodológicas como: (i) estudo de orientação etnográfica que visa analisar os aspectos sócio-culturais do grupo pesquisado e sua relação com a educação formal no cotidiano de umaescola em Santarém (ii) pesquisa documental que se propõe analisar instrumentos legais nacionais e internacionais desenvolvidos para apoio ao imigrante, sobretudo aos imigrantes indígenas no Brasil (iii) análise das políticas públicas educacionais para imigrantes praticadas no município de Santarém-PA. A partir dos resultados da pesquisa as políticas públicas educacionais para imigrantes podem apontar para novo caminhos de inserção social e econômica de grupos sociais que respeitem e reconheçam suas práticas culturais, como é o caso dos Warao que são vivem no município.

Presidente - 2381005 - ALAN AUGUSTO MORAES RIBEIRO
Interno - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES