Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELLEN TAPAJÓS RIBEIRO

DISCENTE : FRANCIELLEN TAPAJÓS RIBEIRO
DATA : 05/10/2021
LOCAL: Plataforma Google meet

A PERCEPÇÃO DE CORPO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SANTARÉM-PA: UM ESTUDO A PARTIR DA ABORDAGEM DA CORPOREIDADE

Educação. Corpo. Corporeidade. Educação Física Escolar. Ensino Médio. Fenomenologia.

O Ensino Médio é uma fase que deve possibilitar uma formação educacional digna e humana aos seus discentes para além dos conteúdos próprios da Educação Física promovendo o desenvolvimento de uma postura crítica e autônoma aos seus educandos diante dos embates da vida, fomentando uma conduta emancipatória ao exercício da cidadania. Uma das questões importantes neste cenário formativo, é motivar as reflexões acerca de corpo desde a educação básica. Esta pesquisa objetivou compreender a percepção de corpo dos estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Santarém, e sua relação com a abordagem da corporeidade nas aulas de Educação Física no contexto educacional amazônico. Para tanto, o escrito fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, pautada na Fenomenologia (MERLEAU-PONTY, 2008) e no fenômeno Corporeidade (NÓBREGA, 2010; MOREIRA et al., 2006). Acerca da produção dos dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e uma entrevista com três questões geradoras respondidas pelos discentes por meio de sala virtual no Google Meet. Para análise dos dados obtidos, foi usada a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Portanto, para este momento, realizou-se um estudo piloto, no qual participaram estudantes de ensino Médio de uma escola privada localizada na zona urbana de Santarém-PA. Deste modo, sete alunos responderam ao questionário sociodemográfico e dois estudantes participaram da entrevista. Com efeito, nos dados parciais da pesquisa considerou-se que a compreensão de corpo dos estudantes pesquisados, variam entre a percepção de corpo baseado em um ser ativo, que se relaciona consigo, com os outros e seu entorno, e o entendimento voltado ao modelo cartesiano no qual emergiu no discurso dos adolescentes o ser humano enquanto objeto, caracterizado como um espetáculo estético e maquínico em que se admira a perfeição e a beleza imposta ao corpo humano pela aparência física. Quanto às percepções atribuídas ao corpo nas aulas de Educação Física, encaminham-se para uma corporeidade vivida que busca a complexidade do ser, ao mesmo tempo que surge a ideia de um corpo cansado que se degenera pela inatividade e ausência de movimento. Os desdobramentos teóricos imputaram um diálogo entre a Corporeidade e a Educação Física Escolar no Ensino Médio, mediando-se por meio de autores que evocam a temática. A relevância se dá, até o momento, pelos escassos estudos a respeito do corpo e do fenômeno corporeidade na educação e em espaços de formação humana e acadêmica na região amazônica.

Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR