Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA KAROLINE SANTANA TEIXEIRA

DISCENTE : ANDRESSA KAROLINE SANTANA TEIXEIRA
DATA : 29/09/2021
LOCAL: Plataforma Google meet

AS CONCEPÇÕES DE CORPO DO DEFICIENTE VISUAL À LUZ DA CORPOREIDADE: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM SANTARÉM-PARÁ.

Educação. Corpo. Corporeidade. Deficiência visual.

O corpo traz em si diferentes linguagens e significados, por meio dele estabelecemos relações nas quais estão envolvidas outras pessoas, outros seres, as coisas que se encontram no entorno, o mundo. Por conseguinte, esta pesquisa lança olhares acerca do corpo, vendo-o em sua totalidade existencial, constituindo-se como a mais pura presença do ser humano no mundo. Considera-se que cada sujeito deve ser entendido a partir de suas especificidades e particularidades. Diante disso, o estudo tem como objetivo compreender as concepções de corpo de alunos com deficiência visual de escolas públicas em Santarém-PA, à luz da abordagem da corporeidade. Destaca-se que o perceber é individual e intrínseco de acordo com a vivência de cada ser, então ninguém melhor para falar de um corpo com deficiência visual se não ele mesmo, pois é ele quem vive cotidianamente todas as suas dificuldades, potencialidades, estabelece suas relações, percebe e se lança ao mundo. Como embasamento teórico utilizou-se autores como: Merleau-Ponty (2018), Nóbrega (2005, 2010, 2016), Cerbone (2014), Moreira (1995, 2005, 2006, 2016), Rezende (1990), Amiralian (1997), Mosquera (2010), Porto (2005), Soler (2009), entre outros que abordam a temática corpo, corporeidade e deficiência visual. Neste estudo optou-se pela pesquisa descritiva de cunho qualitativo. A estrutura teórico/metodológica baseia-se nos pressupostos fenomenológicos, com foco na abordagem da corporeidade. Esta pesquisa será desenvolvida com estudantes com deficiência visual que estejam cursando o ensino médio em escolas públicas do município de Santarém – Pará. Os instrumentos metodológicos a serem utilizados para a produção de dados serão: questionário de caracterização do participante e entrevista semiestruturada. Os dados serão analisados a partir da “Elaboração e Análise de Unidades de Significado”, desenvolvida por Moreira; Simões; Porto (2005). Acredita-se que as discussões traçadas neste estudo acerca da corporeidade e deficiência visual contribuirão para possibilitar um melhor embasamento e conhecimento aos profissionais da educação afim de dialogarem com os corpos de seus alunos, e por meio desta interação, estabelecerem uma aprendizagem significativa considerando as diversas formas de ensinar, aprender e se relacionar.

Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interna - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS