Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRIA RAIANE COELHO CAMPOS

DISCENTE : ANDRIA RAIANE COELHO CAMPOS
DATA : 28/10/2021
LOCAL: Santarém

PRÁTICAS DIALÓGICAS NA FORMAÇÃO (REMOTA) DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Dialogismo. Formação de professor. Ciências e Matemática. Ensino Remoto Emergencial.

A presente pesquisa em andamento propõe compreender as relações dialógicas nas circunstâncias de um ensino remoto emergencial na formação inicial de professores de ciências e matemática que irão atuar nos anos iniciais. Devido às restrições geradas pela pandemia da Covid-19, a partir de março de 2020, adotou-se como estratégia de coleta de dados o uso das ferramentas e de recursos de ambiente virtual. A partir de uma pesquisa qualitativa e interpretativa, tendo como base teórica as ideias do Círculo de Bakthin, investigou-se questões inerentes à formação inicial de graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará. Utilizando-se da Análise Textual Discursiva (ATD) para buscar compreender o fenômeno que se mostra, a partir da análise de dados produzir novas compreensões sobre o fenômeno, aprofundar e avaliar a relação do “dito com o não dito”, considerando o dialogismo de Bakhtin que pode dar indícios sobre relações dialógicas na prática docente na formação inicial de professores de Ciências e Matemática. Os resultados iniciais sugerem que a prática na formação remota tende a distanciar as relações dialógicas entre professor-aluno, devido a dificuldades na adptação das tarefas didáticas e dos próprios estudantes no ambiente remoto.

Presidente - 1797161 - EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
Interno - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA