Banca de QUALIFICAÇÃO: IVONELY DE BRITO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVONELY DE BRITO PEREIRA
DATA : 29/10/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto Via Plataforma Meet
TÍTULO:

O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE SANTARÉM-PARÁ: PRÁTICAS COTIDIANAS DOS AGENTES SOCIAIS DO SETOR DE ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR – SERE (2003–2015)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Religioso. Laicidade. SERE


PÁGINAS: 76
RESUMO:

Esta pesquisa em andamento tem como objetivo geral analisar o Ensino Religioso na rede pública municipal de ensino da cidade de Santarém-Pará entre 2003 e 2015, a partir da atuação dos agentes sociais do Setor de Ensino Religioso Escolar (SERE). O tema em discussão é gerador de polêmicas entre os religiosos e os defensores do Estado laico e tem mobilizado diversos pesquisadores Brasil afora, daí a relevância de compreendê-lo a partir da realidade da rede municipal de ensino de Santarém. Realizou-se levantamento de cunho bibliográfico através de artigos, coletâneas, constituições, leis específicas da educação e fontes documentais, as quais permitiram apresentar um panorama geral em torno da construção da laicidade, do Ensino Religioso e do SERE. Nesse sentido, a reflexão histórica sobre a laicidade é imperativa no meio acadêmico, considerando a importância de estabelecermos estudos cientificamente conduzidos que façam o devido contraponto a toda sorte de visões antidemocráticas e antirrepublicanas que têm ganhado corpo nos últimos anos. Para análise das fontes orais será adotado o arcabouço teórico-metodológico da história oral, cuja dimensão epistemológica permite aos pesquisadores trabalhar com as reminiscências de pessoas comuns que são importantes protagosnistas da história. Até o presente momento em que se encontra a pesquisa, é possível depreender, que a questão do Ensino Religioso na cidade de Santarém - Pará, esteve atrelada ao próprio processo de construção histórica que se deu na Igreja Católica local no decurso das últimas décadas. Esperamos ainda, com este estudo compreender de modo mais aprofundado quais foram os atalhos legais tomados para estabelecer essa prevalência da fé católica nas escolas e aprofundar a análise sobre a atuação dos formadores do SERE no município de Santarém, lócus da pesquisa.    


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1905619 - ANDRÉ DIONEY FONSECA
Interno - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Externo à Instituição - GUSTAVO PINTO DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 04/10/2021 21:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa