Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA FIGUEIRA ALANO

DISCENTE : DANIELA FIGUEIRA ALANO
DATA : 26/10/2021
LOCAL: Google Meet

EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E INTERCULTURALIDADE: UM DIAGNÓSTICO DO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ-PA

Plurilinguismo. Diagnóstico Sociolinguístico. Práticas Docentes. Educação Linguística

Esta pesquisa se debruçará na temática educação linguística em contexto plurilíngue na expectativa de diagnosticar o perfil sociolinguístico de alunos de escola(s) pública(s) do município de Oriximiná-PA. O objetivo geral deste trabalho é investigar se as práticas docentes dos professores de língua portuguesa consideram o perfil sociolinguístico dos alunos. A região oeste do Pará não é diferente de outras regiões do país que têm presença tanto de línguas alóctones quanto autóctones. As línguas indígenas são muito presentes no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o país abriga 305 povos indígenas e 274 línguas originárias. No estado do Pará concentram-se cerca de 25 línguas indígenas de três troncos linguísticos (Macro-Jê, Tupi e Família Karib). No município de Oriximiná-PA está localizado um complexo formado por 18 aldeias, onde vivem aproximadamente 2086 indígenas oriundos das etnias Wai-Wai, Hiskaryana, Tunayana, Katuena, tiriyó, Xereu, Manawana e Kaxuyana. A aldeia Mapuera é a maior com 1300 indígenas da etnia e língua Wai-wai. Uma realidade tão diversificada impacta o ensino de língua. Muitos desses indígenas tornam-se estudantes de escolas públicas. Mas nem sempre o professor tem conhecimento da origem desses alunos. Necessário, então, realizar um diagnóstico sociolinguístico a partir da aplicação de questionários, por meio do qual será possível traçar o perfil de alunos de escolas públicas do município de Oriximiná em contexto de plurilinguismo para que, diante da situação linguística apresentada, tentemos compreender se e como o professor tem considerado o plurilinguismo na prática de ensino de língua portuguesa. Após esse diagnóstico, seria possível propor estratégias para trabalhar a temática em escolas públicas.

Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS