Banca de QUALIFICAÇÃO: RONILSON DOS SANTOS BEZERRA

DISCENTE : RONILSON DOS SANTOS BEZERRA
DATA : 29/10/2021
LOCAL: Google meet

ENSINO DE FÍSICA E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DA PROFICIÊNCIA EM FÍSICA DOS ALUNOS DE SANTARÉM QUE PRESTARAM O Enem 2019

Enem; Psicometria; TRI; Ensino de Física.

A Física ainda é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil de ser aprendida. Por outro lado, pesquisas mostram as dificuldades encontradas por professores quando buscam aproximar os conceitos científicos da realidade experimentada pelos alunos para tornar o ensino dessa área mais dinâmico. Além disso, alguns autores apontam que, na atualidade, o ensino de Física no Ensino Médio tem focado muito mais na resolução de problemas – com foco nos processos seletivos para ingresso no ensino superior – do que na aprendizagem e compreensão dos fenômenos físicos. Neste contexto, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem servido como critério de ingresso no nível superior por uma ampla gama de instituições de Ensino Superior no Brasil. Depreende-se disto a seguinte questão de pesquisa: “Qual a proficiência de alunos de Santarém que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2019?”.  Assim, este trabalho propõe uma investigação sobre a proficiência em Física de alunos de Educação Básica de Santarém a partir de microdados do Exame Nacional do Ensino Médio, bem como a realização de uma análise dos erros cometidos por estes alunos, com o objetivo que estes resultados possam contribuir para o melhor planejamento das aulas desta disciplina.

Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interno - 1797161 - EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA