Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE SILVA GOMES

DISCENTE : GISELE SILVA GOMES
DATA : 25/11/2021

Letramentos de quê? – concepções, implicações e repercussões na educação escolar

Letramentos especificados; Educação escolar; Formação.

O termo Letramento deriva da palavra inglesa literacy e foi incorporado no debate acadêmico e educacional brasileiro a partir da metade da década de oitenta. Ao longo dessa, ocorreu a expansão das fronteiras do conceito, antes vinculado à leitura e escrita e agora atrelado a disciplinas escolares e paraescolares, como: Letramento em história, Letramento Matemático, Letramento em Química, Letramento Cinematográfico, Letramento Visual e Letramento Literário. Nesta pesquisa em andamento, discute-se o seguinte problema: Como o conceito de letramento se expandiu e se disseminou nas diversas áreas do conhecimento e quais as consequências teóricas e metodológicas tanto para a compreensão do conceito de letramento como para a educação escolar?  Para produção dos dados, fez-se levantamento de um conjunto de textos acadêmicos publicados em periódicos que contemplem a discussão dos letramentos especificados, que se caracterizam pela qualificação do conceito de letramento pelo acréscimo de um especificador (adjetivo ou locução adjetiva). Um estudo piloto desenvolvido com a finalidade de testagem das categorias de análise, considerando um conjunto de dez textos, com especificadores de letramento distintos permite destacar a relação entre desenvolvimento de habilidades em detrimento da aprendizagem de conhecimentos, utilização do conceito de letramento enquanto pressuposto para formação crítica dos sujeitos escolares e a presença de analogia entre o conceito tradicional (aprendizagem dos usos sociais de leitura e escrita) a ideia que permeia o especificador, como, por exemplo, no texto sobre letramento cinematográfico.

Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo à Instituição - PEDRO DE MORAES GARCEZ - UFRGS