Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANE MOTA RABELO

DISCENTE : FABIANE MOTA RABELO
DATA : 09/12/2021
LOCAL: Google Meet

A ESCOLARIZAÇÃO COMO PROCESSO HUMANIZADOR DE PESSOAS SURDOCEGAS NA CIDADE DE SANTARÉM – PA: experiências de professores do interior da Amazônia

Teoria Histórico-Cultural. Humanização. Surdocegueira. Inclusão.

O autor bielorrusso Lev Semiónovich Vigotski (1896-1934), pautado no materialismo dialético, que teve sua origem no marxismo, defende que o homem não nasce homem, mas torna-se homem a medida que este mantém uma relação dialética com o social e o cultural. Este processo chamado por ele de humanização – processo de apropriação das qualidades humanas (desenvolvimento da inteligência e da personalidade do sujeito) - é resultado da sua experiência com a história social e culturalmente criada por outros homens /mulheres que o antecederam. Reconhecendo a educação como possibilidade humanizadora e baseada na Teoria Histórico-Cultural (THC), esta pesquisa tem como objetivo principal: investigar a contribuição do Atendimento Educacional Especializado - AEE para a humanização de alunos com surdocegueira, através do serviço ofertado por professores da educação especial, do ensino médio, na cidade de Santarém-PA. A ´partir deste objetivo, responder a seguinte questão: de que forma o AEE realizado pelos professores de educação especial tem colaborado para o processo de humanização dos alunos surdocegos em Santarém? Trazendo também como objetivos específicos: analisar os relatos dos professores que participaram do processo de escolarização dos surdocegos em Santarém; identificar os mecanismos utilizados pelos professores para o estabelecimento das interações no ambiente escolar com os surdocegos; refletir sobre as práticas utilizadas pelos professores para o ensino desses indivíduos visando a humanização. Para a execução destes objetivos, esta pesquisa teve como base teórica as obras de Vigotski (1987, 1994, 1995, 1996, 1999 e 2000) Luria (1996; 1998; 2007), Leontiev (1978; 1998), Barroco (2007; 2009), Martins (2009, 2011), Mello (2007, 2010, 2015) e Sierra (2010). Com relação aos procedimentos metodológicos o estudo em questão pode ser caracterizado, primeiramente, pelo seu caráter qualitativo, pois pesquisa qualitativa se estabelece sobre um nível de realidade que não pode ser quantificável (MINAYO, 2002).  A fim de ter um panorama das principais pesquisas já existentes, a primeira fonte de pesquisa é a análise de obras bibliográficas sobre o tema, através de busca realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Como segunda fonte de pesquisa foi utilizada a realização de entrevistas com roteiro semiestruturado aplicado com 10 professores envolvidos no processo educativo dos alunos com surdocegueira. A análise dos relatos dos professores foi feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011) e da abordagem adotada nesta pesquisa – THC e utilizo três categorias para a análise das entrevistas, sendo elas: comunicação, práticas pedagógicas e formação humana.

Externa ao Programa - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO
Presidente - 1797078 - ELENY BRANDAO CAVALCANTE