Banca de DEFESA: DANIELA DOS SANTOS AMÉRICO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA DOS SANTOS AMÉRICO
DATA : 16/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

     O QUE POSSO APRENDER COM AS FÁBULAS INFANTIS? Um Estudo Com Mães E Filhos Sobre Habilidades Sociais



PALAVRAS-CHAVES:

Fábulas. Leitura. Desenvolvimento Cognitivo. Habilidades Sociais.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

A prática da leitura está relacionada a uma série de benefícios para o desenvolvimento infantil: estímulo à criatividade, associação de figuras lúdicas a situações reais, compreensão das normas sociais e incitação do pensamento lógico. Sabe-se que as habilidades sociais favorecem as interações sociais, além de contribuir no desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo conhecer as habilidades sociais de crianças que exploram as fábulas como atividade de leitura. Para isso, pretendeu-se: a) Conhecer a existência de conteúdos sobre as habilidades sociais nas fábulas e como estes são representados pelos personagens e situações descritas; b) Avaliar as habilidades sociais das crianças antes e após a leitura de fábulas; c) Avaliar a frequência dos comportamentos habilidosos da criança sob a perspectiva dos pais; d) Conhecer como os pais avaliam os problemas de comportamento dos filhos; Participaram desta pesquisa dez (10) crianças com a faixa etária de 9 a 11 anos e suas mães, que os acompanharam no processo educacional durante o período de pandemia. A partir de uma análise de juízes, realizada pelos integrantes do Laboratório de Educação e Habilidades Sociais - LEHS, 20 fábulas contidas no programa ‘Conta pra Mim’ foram analisadas e destas foram selecionadas sete (7) fábulas. Cada uma continha em sua narrativa subclasses referentes a cada habilidade social infantil. Para a coleta dos dados foram aplicados, às crianças e às mães, o Inventário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR), que inclui medidas de comportamentos problemáticos e de competência acadêmica de crianças. Nas crianças o SSRS/crianças foi aplicado antes da exposição às fábulas e após essa atividade, e verificou-se que após a leitura das fábulas houve uma melhora de 74,22% no autoconceito das crianças sobre suas habilidades sociais. O inventário SSRS/pais proporcionou às mães a possibilidade de avaliar o repertório de habilidades sociais de seus filhos de acordo com sua perspectiva, os resultados sugeriram que as crianças apresentavam um repertório de habilidades sociais considerado médio regular, ou seja, indicando resultados dentro da média para a maior parte dos itens. Entretanto, também foram avaliados possíveis problemas de comportamento e, de acordo com a avaliação das mães, as crianças foram classificadas com um repertóriomédio regular, que é indicativo de problemas de comportamento na média geral em grande parte dos itens e aponta necessidade de treinamento em habilidades sociais. Conclui-se que as fábulas possuem características na narrativa que descrevem comportamento habilidosos e a aplicação do inventário SSRS/BR demonstrou que após uma semana de leitura de fábulas o autoconceito das crianças apresentou resultados muito mais positivos. A necessidade de pesquisas sobre as habilidades sociais advindas dessa transmissão, está em instigar que as fábulas poderiam funcionar como ferramenta de aprendizagem de habilidades sociais nas instituições de ensino na região, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento infantil. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externa à Instituição - TALITA PEREIRA DIAS - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 19:37
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