Banca de DEFESA: INGRID COELHO DE JESUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : INGRID COELHO DE JESUS
DATA : 16/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: sala virtual google meet
TÍTULO:

Educação Física e Educação Escolar Indígena: o caso dos Borari da Terra Indigena Maró


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física escolar. Educação Escolar Indígena. Educação Indígena Diferenciada. Práticas Corporais.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o desenvolvimento do componente curricular Educação Física (EF), organizado pela etnia Borari da Terra Indígena (T.I) Maró, visando à apreensão das experiências desenvolvidas pelos indígenas e produzir reflexões para a implementação de políticas públicas relacionadas à disciplina escolar nas demais escolas indígenas do município de Santarém-PA. No que se refere à dimensão metodológica, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, perpassando análises documental, bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada no ano de 2019, na escola da etnia Borari da Terra Indígena Maró, localizada na região do Rio Arapiuns, no município de Santarém-PA. Os dados foram produzidos mediante o emprego de técnicas como: observação participante e a realização de entrevista semiestruturada com os atores escolares indígenas (coordenação pedagógica, professores que atuavam no componente curricular Educação Física e lideranças indígenas) e a Análise de Conteúdo foi utilizada enquanto método de análise. Conclui-se que os conhecimentos dos quais trata a Educação Física escolar estavam sendo organizados pelos indígenas Borari a partir de uma sistematização em três categorias principais: Jogos e Brincadeiras, Práticas Corporais Tradicionais e a Modalidade Esportiva Futebol, categorias de ensino sistematizadas na escola do território a partir da necessidade dos atores escolares em apresentar uma proposta diferenciada em sua escola, pautada pelo que prevê a legislação educacional para a Modalidade Educação Escolar Indígena: a elaboração de meios próprios específicos de aprendizagem, nos quais os conhecimentos tradicionais presentes na realidade e cotidiano indígena são inseridos e tratados na instituição escolar. A pesquisa vincula-se ao Grupos de Estudos e Pesquisas “Indigenismo, Sociedades e Educação na Amazônia” (ISSEAM) e “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR-UFOPA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). T

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1777381 - GILBERTO CESAR LOPES RODRIGUES
Interno - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR
Externa à Instituição - JULIANA GUIMARAES SANETO
Notícia cadastrada em: 02/12/2021 10:34
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