Banca de DEFESA: ROSIANE MARIA DA SILVA COELHO

DISCENTE: ROSIANE MARIA DA SILVA COELHO
DATA: 05/12/2018
LOCAL: Sala R3, campus Rondon - Ufopa
TÍTULO: PROJETO COM ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS(ADIs): UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO, GÊNEROS, ADIS-ATIVIDADES DIDÁTIACAS INTEGRADAS
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A necessidade de formar sujeitos que façam uso da língua portuguesa de forma reflexiva, criativa, crítica e consciente, seja na modalidade oral, seja na escrita não é apenas fundamental. É, sobretudo urgente. Precisamos ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre a língua com a qual estabelecem comunicação com o outro, para, assim atuarem com criticidade, nas mais diversas situações interativas e em diferentes espaços sociais. Por isso, o ensino de L1 não deve limitar-se ao prescritivismos formal, em que, se utiliza o texto para única e, exclusivamente, realizar análise dos elementos linguísticos, porque atuando segundo essa concepção de ensino, estaremos anulando as possibilidades, acima de tudo, de formar sujeitos-cidadãos. Para além disso, a presente pesquisa tem como objetivo precípuo, já que consideramos importante o ensino de língua a partir dos gêneros textuais, apresentar, descrever, analisar e desenvolver um projeto didático com Atividades Didáticas Integradas (ADIs) de leitura, oralidade, escrita e análise linguística postuladas por Moura(2017), como uma alternativa para um ensino mais eficaz e significativo. O estudo foi desenvolvido com alunos de um projeto de aceleração paraense denominado MUNDIAR (Ensino Fundamental), em uma escola pública estadual, na cidade de Santarém. A metodologia utilizada foi a pesquisa - participativa, em que há a possibilidade de reflexão sobre a própria prática em sala de aula a fim de reconstruí-la. A pesquisa pauta-se nas postulações teóricas de BAKHTIN e em estudos de pesquisadores como MARCUSHI, KLEIMAN, ROJO, ANTUNES, GERALDI, MOURA entre outros que consideram a língua(gem) como atividade social, histórica e cognitiva. Verificou-se, a partir da análise dos dados, a importância do gênero textual como objeto de ensino, assim como, a da mediação pedagógica com um projeto composto por ADIs, pois a partir das atividades propostas, os estudantes construíram novos conhecimentos em relação à oralidade, à leitura, à produção escrita e à análise linguística, porque participaram de situações interativas de uso real da língua.
Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interno - 1216516 - EDIVALDO DA SILVA BERNARDO