O GÊNERO REPORTAGEM NA SALA DE AULA
Uma proposta de ensino para desenvolver a leitura, a escrita e a oralidade
Leitura. Escrita. Gêneros Textuais. Reportagem.
Considerada uma atividade fundamental no desenvolvimento intelectual do aluno, a
leitura na sala de aula tem sido objeto de estudo cuja a finalidade é mostrar que
essa prática pode contribuir com a formação de um leitor crítico e participativo,
contribuindo no desenvolvimento da escrita e da oralidade. Na teoria é tudo tão
bonito, mas na prática, percebemos uma realidade triste, onde o aluno mostra-se
desmotivado, professores que ainda insistem em priorizar o ensino da gramatica
tradicional, desconsiderando a importância do ensino da leitura e da escrita no
desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Diante disso, elaboramos
uma proposta de ensino utilizando o gênero textual reportagem, aplicada no decorrer
do ano letivo de 2018, com os alunos da 3ª e da 4ª etapa da Educação de Jovens e
Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elza Albuquerque de Lima
(Juruti-Pará). Desenvolvemos uma pesquisa participante, com “a interação entre
pesquisadores e membros das situações investigadas" (GIL, 1991) com alunos da 3ª
e da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no decorrer do ano letivo de
2018, com o professor exercendo o papel de pesquisador. No nosso referencial
teórico pesquisamos autores consagrados em cada um dos eixos abordados nesta
dissertação: 1- Leitura: Silva (2010), Bamberger (1987), Castrillón (2011) e Petit
(2008); 2 - Tipos e Gêneros Textuais: Bakhtin (1992) e Marcuschi (2008); e 3 -
Reportagem na Sala de Aula: Farias (2006), Lopes-Rossi (2005), Cunha (2003) e
Lage (2009). Por meio desta pesquisa foi possível concluir que o gênero textual
reportagem na sala de aula é uma ferramenta que torna possível a formação de
leitores e produtores de textos segundo a perspectiva discursiva, mas para isso, o
professor – considerado a peça principal neste processo de ensino-aprendizagem da
leitura e da escrita, deve possuir habilidades e conhecimentos suficientes para
despertar nos seus alunos o gosto pela leitura, e consequentemente, os argumentos
e os subsídios necessários no seu desenvolvimento com leitor, contribuindo também
com avanços na sua oralidade.