Banca de DEFESA: ANDREA NINA MONTEIRO

DISCENTE : ANDREA NINA MONTEIRO
DATA : 14/08/2020
LOCAL: Webconferencia - RNP

"O LUGAR ONDE VIVO” EM DOCUMENTÁRIOS: OS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

New mail

Gêneros Discursivos. Esfera jornalística. Olimpíada de Língua Portuguesa. Dialogismo.

New mail

Este trabalho teve por objetivo avaliar como a proposta de produção de documentários, com base na Olimpíada de Língua Portuguesa, desenvolvida por meio de uma intervenção com alunos de uma escola pública de Alenquer - Pará, se realiza como instrumento de formação intelectual a partir das aulas de Língua Portuguesa na perspectiva do Multiletramento. Tomo para embasamento teórico Freire (2015) em sua Pedagogia da Autonomia; a perspectiva dialógica da língua de Bakhtin (2011, 2013, 2016); Moura (2016,2017) - que seguindo a linha bakhtiniana desenvolveu o estudo de atividades didáticas integradas (ADIs) - assim como também, utilizei as contribuições de autores como: Marcuschi (2011, 2008) sobre gêneros textuais discursivos; de  Rojo (2011, 2012, 2019 ),  Dionísio(2011) e Kleiman (1995) sobre Letramento e Multiletramentos. A pesquisa é participante de cunho qualitativo, em que a professora /pesquisadora colheu e analisou dados obtidos através da observação das suas aulas, fazendo uso diário de registros escritos, gravações de voz e vídeo, além da aplicação de questionário para a avaliação dos alunos. Os resultados apontam para uma escola ainda em construção de uma filosofia de ensino que visa a integração dos saberes. Também mostra a importância da aproximação de novas tecnologias de comunicação nessa integração para que a formação intelectual também possa se dar de maneira mais integralizada. Contudo, a pesquisa mostra ainda uma dificuldade em se utilizar dessas novas tecnologias, seja em termos técnicos, seja por falta de acesso ou mesmo por uma visão conservadora de que essas são apenas distrações nesse meio.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA