Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE FÁTIMA LOPES TRINDADE COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DE FÁTIMA LOPES TRINDADE COELHO
DATA : 28/01/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Webconferencia - RNP
TÍTULO:

O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL RELATO DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EJA.


PALAVRAS-CHAVES:

Gênero Textual; Atividades Didáticas Integradas; Responsividade; Criticidade.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ação didática para se trabalhar o ensino de gênero textual que pode dar rumos novos e contribuir significativa e eficazmente para processo de ensino e aprendizagem da língua no ensino da EJA/Fundamental. Trata-se das Atividades Didáticas Integradas (leitura, escrita, oralidade, reflexão linguística), uma proposta pensada por Moura (2017), que tem sido pesquisada e aplicada, apresentando resultados satisfatórios e bastante eficazes quanto à otimização da prática pedagógica e ao aprimoramento da capacidade discursiva do aprendiz. Para basear teoricamente esse trabalho, utilizou-se estudos de alguns autores que entendem a linguagem como um constante processo de interação mediado pelo diálogo, entre eles: Bakhtin (1981, 1992, 2003, 2010 a, 2011[1993] , 2014, 2015 ), Bazerman (2011), Kleiman (2002, 2003, 2007), Koch ( 2006 ), Koch e Elias ( 2013 ), Marcuschi ( 2008 ), e Moura (2016, 2017, 2018, 2019). Trabalhar o ensino dos gêneros por meio de uma metodologia como as Atividades Didáticas Integradas que prioriza a interação e o diálogo promove o desenvolvimento do sujeito não apenas intelectual, mas certamente irá provocar a adoção da postura responsiva, capacitando-o a compreender a língua e conseguir concordar, discordar e inferir com autonomia e independência nas várias situações sociais. As atividades a serem desenvolvidas envolvem gêneros como diário, reportagem, autobiografia, letra de música, notícia além do gênero principal que o relato de experiência vivida. É o que se pretende ao sugerir uma proposta de ensino para a EJA/ Fundamental desenvolvida a partir de uma perspectiva dialógica da linguagem e que seja considerada a formação crítica dos alunos, que eles sejam capazes de entender a língua, de refletir sobre ela e saber usá-la autônoma e naturalmente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Externo à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI
Notícia cadastrada em: 30/12/2020 10:16
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