Banca de DEFESA: CRISLUANE CRUZ RODRIGUES

DISCENTE : CRISLUANE CRUZ RODRIGUES
DATA : 28/06/2021

APROVEITANDO O LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DE ATIVIDADES SOBRE O VERBO NO LD DO 6º ANO

Ensino de língua. Funcionalismo. Livro didático. Verbo.

O ensino de língua portuguesa e a utilização do livro didático destacam-se como objeto de estudo em inúmeras pesquisas na área da linguística, com o intuito de averiguar o trabalho com esse elemento na aula de língua, sobretudo, nas questões relacionadas ao estudo da classe de palavras verbo e a partir de então, apresentar sugestões que venham a aproximar a linguística da prática cotidiana em sala de aula, a presente pesquisa objetiva analisar exercícios sobre verbo no livro didático, procurando observar os encaminhamentos propostos para a compreensão de gramática. Para tanto elegemos a teoria funcionalista da corrente norte-americana como base teórica para estabelecer nossas reflexões e possíveis sugestões, enfatizando as proposições de Neves (2018), Furtado da Cunha (2015), Castilho (2010) etc, bem como autores que direcionam seus estudos para a prática do ensino de Português, para a chamada gramática, dentre eles, podemos citar: Neves (2002, 2006, 2012 e 2018). O material utilizado para a pesquisa foi o livro didático (LD)para o 6º ano do Ensino Fundamental da coleção Português linguagens. A análise foi iniciada com a seleção de questões que trabalham o conceito, o modo e tempo dos verbos, apresentadas no capítulo do livro destinado ao estudo desta classe de palavras. Feita a seleção, encaminhamos o estudo analisando o trabalho proposto para o elemento gramatical, verificando qual o conceito de língua e de gramática imbrincada em cada comando de questão, refletindo se de fato os exercícios do livro colaboram para o desenvolvimento da competência linguística e crítica dos alunos. Além disso, tentamos reelaborar a questão considerando as orientações da teoria funcionalista, aliando o que há no LD com a teoria funcionalista. Dentre os resultados verificamos que as atividades do LD privilegiam os postulados da gramática normativa, descontextualizada, que reafirma a ideia de uma língua homogênea e inalterada. Diante dessa constatação apresentamos sugestões pontuais para o estudo do verbo, acrescentando outras questões ou apenas apontando uma outra abordagem que o professor pode fazer, nos próprios exercícios do LD, sempre com o intuito de estimular a reflexão linguística dos alunos, à luz do funcionalismo, em cada questão abordada.

Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA