Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEILSON LIMA DA SILVA

DISCENTE : ADEILSON LIMA DA SILVA
DATA : 06/09/2021
LOCAL: UFOPA Santarém

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCRITA ESCOLAR:  o uso do objeto direto anafórico em textos com alto grau de monitoração estilística.

Letras, Variação, Linguística, Língua Portuguesa

Este trabalho visa mostrar como a variação linguística se manifesta em textos escritos com alto grau de monitoração, a fim de proporcionar uma reflexão sobre esse tema que ainda é tratado de maneira superficial e distorcido nas aulas de língua portuguesa. Tem como objetivo mostrar que a variação é inerente a língua, este trabalho mostra um fenômeno gramatical que se manifesta de diferentes formas na fala e na escrita de pessoas escolarizadas. Trata-se das formas de retomada de objeto direto de 3º pessoa a fim de mostrar quais são as formas de retomada mais usadas nos textos da modalidade escrita em ambiente escolar e descobrir se os alunos conhecem e usam a variante padrão em textos com alto grau de monitoração estilística. A pesquisa teve como intuito, além de contribuir para o conhecimento linguístico do aluno, a valorização da variação linguística nas aulas de língua portuguesa e o combate ao preconceito linguístico. O objeto de investigação é o gênero textual notícia jornalística, por ser um texto totalmente monitorado em sua produção e ser usado como referência de linguagem formal ou padrão da língua. A metodologia será em uma análise diagnóstica da produção de dois gêneros textuais feitas pelos alunos em sala de aula e a partir daí, criou-se uma proposta didática para as aulas de língua portuguesa, tendo como referência o resultado da diagnose feita em sala de aula.

Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interna - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA