Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANA DE JESUS VIEIRA BATISTA

DISCENTE : SUZANA DE JESUS VIEIRA BATISTA
DATA : 24/09/2021
LOCAL: UFOPA Santarém

Os conectivos e a relação de sentidos no texto: uma proposta para o ensino de língua por meio do uso corrente do coordenador “mas”.

Ensino de língua. Conectivos. Produção textual

A abordagem sobre os conectivos e a relação de sentidos no texto, pretende desenvolver um estudo relacionado a grande dificuldade que os alunos dos anos finais do ensino fundamental, apresentam em reconhecer problemas de coerência textual e organização de parágrafos em suas produções textuais. Pauta-se nos estudos do funcionalismo linguístico que considera a análise da língua em uso nos processos de interação social, como ponto de partida para o ensino de língua. Estabelecemos como objetivo geral investigar como as atividades com o uso corrente do conectivo “mas” podem habilitar o aluno a reconhecer problemas de coesão e coerência no próprio texto. A base teórica desse trabalho referencia-se em Franchi (2006), Cunha e Cintra (2017), Bechara (2015), Lima (2020) Neves (2017-2018), Castilho (2019), Perini (2020) Marcuschi (2012-2018) Koch (2018) Vieira (2019) dentre outros. Alguns desses autores concebem a gramática de forma tradicional, outros de forma descritivista, ou abordando a concepção de texto no processo de interação comunicativa. A metodologia utilizada desenvolveu-se a partir da análise diagnóstica dos dados que foram coletados por meio de uma produção textual de um texto dissertativo-argumetativo, em que se verificou como os alunos utilizam os conectivos textuais coordenadores e especificamente se analisou quais os sentidos que o coordenador “mas” apresenta nos textos dos docentes. Considera-se nesse estudo que a análise diagnóstica é parte fundamental do trabalho com o ensino de gramática, pois é a partir dos usos que o professor poderá verificar de que forma irá abordar o conteúdo para o aluno. Os resultados revelaram que os sentidos propostos por pesquisas sobre esse conectivo se confirmaram, partindo dessa informação, elaborou-se uma sequência didática embasada na proposta para o ensino de gramática em três eixos, visando uma resignificação do ensino de língua de forma a ampliar o conhecimento linguístico do aluno e dessa forma, contribuir com os docentes de língua portuguesa para o desenvolvimento do estudo reflexivo da gramática.

Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interna - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA