Banca de QUALIFICAÇÃO: VERÔNICA DA SILVA NOGUEIRA

DISCENTE : VERÔNICA DA SILVA NOGUEIRA
DATA : 17/09/2021
LOCAL: UFOPA Santarém

Narrativas orais populares: uma proposta metodológica para inserção da oralidade no ensino de língua portuguesa

Narrativas orais. Oralidade. Ensino.

Este trabalho aborda  questões referentes ao ensino da oralidade nas aulas de língua materna e tem por objetivo investigar como as narrativas orais podem favorecer a inserção da oralidade para um ensino de língua materna mais significativo. Essa proposta surgiu da necessidade de se buscar alternativas com práticas de ensino da língua que promovam a valorização da oralidade no contexto escolar, partindo da valorização do saber popular para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos estudantes. Os principais estudiosos utilizados para referenciar este estudo são: Marcuschi (2003 – 2010); Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Castilho ( 2000), dentre outros. A metodologia adotada neste trabalho tem a intenção de apresentar uma sequência didática como proposta de intervenção para trabalhar a oralidade dos alunos de 7º ano do ensino fundamental.

Presidente - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interna - 1708615 - CELIANE SOUSA COSTA