Banca de DEFESA: ALCILENE PINHEIRO DO AMARAL ARAGÃO

DISCENTE : ALCILENE PINHEIRO DO AMARAL ARAGÃO
DATA : 04/11/2021
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DOS CONTOS DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leitura. Literatura. Letramento literário. Literatura Brasileira de Expressão

Este trabalho justifica-se pela sua contribuição à educação literária, no Ensino Fundamental. Tem por objetivo investigar de que forma os contos da Literatura Brasileira de Expressão Amazônica podem contribuir para a formação de leitores a partir da valorização da sua identidade cultural. Objetiva, ainda, preencher as lacunas que os livros didáticos apresentam quanto à ausência de textos ficcionais produzidos na região amazônica. A pesquisa demonstra, por fim, que os contos LBEA transcendem a singularidade (o pitoresco, o local) do mesmo modo que o cânone nacional. Essa expressão literária representa esteticamente temas universais, pejada de motivo regional, sob uma prática metalinguística (particularidade) de modo a atingir a universalidade (LUKÁCS, 1968). As bases teóricas que respaldam este trabalho estão fundamentadas em pressupostos de Cândido (2004-2009); Queirós (2009); Roxel (2013); Solé (1998); Cosson (2014); Silva (2009), (2011); Lajolo (1999). Estes autores veem a literatura como espaço de reflexão humanística. O corpus em análise apresenta textos orais e escritos de duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Uchôa Martins. As atividades desenvolvidas têm como temática “a leitura literária a partir dos contos de expressão amazônica: uma proposta de ensino com alunos do 8º ano do ensino fundamental”. Por meio da proposta de letramento literário, analisaram-se três contos de autores amazônicos: “Temporal do Amazonas” (Thiago de Mello); “A Vingança de Jão Taviano” (Rodrigues dos Santos) e “O Baile do Judeu” (Inglês de Sousa). Estes contos geraram a produção de exposições orais, debates, histórias em quadrinhos, teatro e resenha, colocando em prática a proposta de leitura interacionista e reflexiva com intuito de ampliar a capacidade discursiva – reflexiva dos alunos, além de torná-los autônomos nas escolhas e percepções das suas leituras. Posteriormente, os resultados desta pesquisa evidenciaram que por meio do letramento literário é possível introduzir o gosto pela leitura literária, possibilitando que os discentes venham a ser cidadãos críticos-reflexivos de uma sociedade em construção, além de conhecedores de uma literatura regional cuja manifestação contribui para o acervo da Literatura Universal.

Interno - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Interno - 1776310 - LUIZ FERNANDO DE FRANCA