Banca de DEFESA: PAULA ANDRÉA GRANDAL DE ALMEIDA

DISCENTE : PAULA ANDRÉA GRANDAL DE ALMEIDA
DATA : 10/12/2021
LOCAL: Webconferencia - Google meet

ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS: PROPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS COM GÊNEROS DISCURSIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Ensino; Linguagem; Gêneros Discursivos; Atividades Didáticas Integradas.

Este trabalho nasceu das reflexões fomentadas nas aulas do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, e das experiências cotidianas com o ensino de língua materna. Seu objetivo é propor uma prática pedagógica aos alunos do Ensino Fundamental, pautada em atividades que integrem oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística, com base no estudo de gêneros discursivos, em favor do desenvolvimento da capacidade de leitura, de produção e, por conseguinte, da ampliação das possiblidades de participação dos indivíduos, nos diferentes campos sociais em que atuam. O gênero discursivo é um instrumento semiótico complexo, que possibilita, concomitantemente, a produção e compreensão de textos (orais e escritos), os quais possibilitam a comunicação humana. Sejam pelos contextos comunicativos, sejam pelas características, os textos se diferenciam uns dos outros e alocam-se em gêneros. O estudo desses gêneros, na sala de aula, possibilita o desenvolvimento de distintas capacidades de linguagem. Esta proposta pedagógica foi pensada, em virtude de o modelo de ensino atual ainda priorizar, nas aulas de Português, os conteúdos da gramática normativa, usando o texto apenas como âncora para o estudo dos conteúdos formais, negando o protagonismo dos contextos sociais e as situações reais de comunicação presentes nos gêneros discursivos.  Como base teórica deste trabalho destacam-se os estudiosos da linguagem Bakhtin, Kleiman, Rojo, Antunes, Marcuschi e Moura, que, seguindo a linha de pesquisa de Bakhtin, desenvolveu o estudo das ADIs (Atividades Didáticas Integradas) de Oralidade, Leitura, Escrita e Reflexão Linguística). A pesquisa a que nos propomos considerou também um elemento novo, no cenário atual da educação brasileira, a pandemia da COVID-19, que se constitui um desafio para o ensino-aprendizagem ao demandar comportamentos e ferramentas educacionais diferentes das, comumente, adotadas pelas escolas. A aplicabilidade do projeto mostrou-se profícua ao ensino-aprendizagem de língua materna, por meio de gêneros discursivos, na medida em que contribuiu para a construção de saberes pautados na relação entre a oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística, nas situações comunicativas de usos reais da língua.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA