Banca de DEFESA: HAMILTON JOSÉ FERNANDES DA SILVA

DISCENTE : HAMILTON JOSÉ FERNANDES DA SILVA
DATA : 23/12/2021
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ICED

NARRATIVAS ORAIS DA AMAZÔNIA: HISTÓRIAS CONTADAS, HISTÓRIAS CRIADAS EM TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leitura; Produção textual; Narrativas orais da Amazônia; Oralidade; Ensino Fundamental.

Esta dissertação apresenta a proposta de intervenção Histórias Contadas, Histórias Criadas, que trabalha a leitura e escrita de Narrativas Orais da Amazônia (NOAs) em turma de 7º ano do ensino fundamental. Parte de dois princípios, a saber: 1) o crescente desestímulo dos alunos à leitura e, concomitantemente, à escrita; e, 2) a presença de narrativas orais de caráter regional no imaginário local, interligadas à vivência e à história do povo. A dissertação procura, então, esclarecer se o trabalho com as NOAs em sala de aula tem impacto positivo no aprimoramento da leitura e produção textual dos alunos, e de que forma isso é desenvolvido. Para tanto, busca os fundamentos em BAYARD (1955) e ELIADE (1972) para entendimento do que seja mito e lenda; LOUREIRO (1995), que nos apresenta as encantarias e o imaginário amazônico, amparado por TODOROV (1975) e CHIAMPI (2008), com suas noções do fantástico e do maravilhoso na literatura; ZUMTHOR (2010) e seus conceitos de performance e carga dramática nas narrativas orais; RYAN (2013), apresentando as noções de transficcionalidade e crossover de personagens e universos narrativos; THIOLLENT (1986) e BRANDÃO & BORGES (2007), embasando a metodologia de pesquisa participante utilizada no projeto de intervenção. A partir disso, apresentamos as NOAs sob diversas mídias, captando a atenção do aluno e fazendo-o se identificar com a história contada, valorizando sua própria vivência. Isso também serviu de estímulo para se fazer uma releitura, em texto escrito, das narrativas apresentadas. Ao final, notamos que o trabalho com as NOAs em sala de aula incentiva a criatividade na produção textual, mostrando a importância de se valorizar tais narrativas, principalmente por possibilitar ao aluno reconhecer-se protagonista de sua cultura e se sentir valorizado pelo conhecimento que carrega consigo.

Presidente - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS