Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAIANY PINHEIRO MACIEL

DISCENTE : GLAIANY PINHEIRO MACIEL
DATA : 10/02/2022
LOCAL: Webconferencia - Google meet

ATIVIDADES DIDÁTICAS INTEGRADAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÕES DIALÓGICAS NO CAMPO JORNALÍSTICO-MIDIÁTICO

Ensino da Língua, dialogismo, gêneros de discurso, ADI’s.

A presente pesquisa tem por objetivo defender e comprovar a eficiência da teoria de Bakhtin e dos procedimentos teóricos-metodológicos das Atividades Didáticas Integradas (ADI’s) criadas por Moura (2017). Almeja contribuir com os estudos linguísticos, complementar a prática docente, a partir da investigação de atividades educativas que possibilitam a ampliação da capacidade linguístico-discursiva. Para tanto, organizamos o trabalho pedagógico, considerando o que prega os documentos oficiais, PCN (BRASIL,1998) e BNCC (2018) por meio dos eixos da oralidade, leitura, escrita e reflexão linguística. O objetivo geral é discutir temáticas por meio do gênero reportagem numa perspectiva interacionista e dialógica da língua e no ensino dos gêneros discursivos do campo jornalístico-midiático, identificando estratégias metodológicas por meios das ADI’s, propondo atividades que auxiliem na reflexão e domínio da língua, quanto ao seu uso. As estratégias das ADI’s se referem ao processo de desenvolvimento das competências da disciplina Língua Portuguesa, por meio de uma prática educativa realizada em ciclos. Para alcançar os objetivos de pesquisa, elaborei uma proposta interventiva com atividades de língua em uso, considerando o dialogismo apoiado na pesquisa e nos pressupostos de Bakhtin (1997, 2006, 2010). Essa proposta poderá ser aplicada em turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, com objetivos de: (i) propor atividades que contribuam para a reflexão linguística por meio do gêneros discursivos; (ii) promover a reflexão no processo de leitura e escrita como fenômeno inerente a todo sistema linguístico; (iii) possibilitar aos alunos o conhecimento da língua em uso e colaborar na formação de sujeitos responsivos; (iv) contribuir no processo educacional de forma ativa e eficiente nas relações dialógicas; (v) demonstrar o caráter dinâmico da língua em sua oralidade e sua função social. Para referenciar este trabalho utilizamos como base, autores como Volóchinov (2017), Marcuschi (2008, 2010), Kleiman (2002), Moura (2017, 2019), Antunes (2003) que fazem o estudo do ensino da língua por meio dos gêneros discursivos, levando em consideração a função interativa dela nas práticas sociais. A Pesquisa é de Intervenção Participante, pois permite ambos, o papel de professor pesquisador e de professor pesquisado.  Para a análise e descrição das atividades e coleta de dados na aplicação deste projeto de intervenção na turma de 9º ano do Ensino Fundamental serão utilizados diários de campo, gravações e registro no caderno dos alunos.

Presidente - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA