Banca de DEFESA: LUCIENE MARINHO DA SILVA

DISCENTE : LUCIENE MARINHO DA SILVA
DATA : 14/06/2022

Estratégias de relativização no português brasileiro:

diagnose de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em Santarém-PA e proposta para o ensino de gramática.

Estratégias de relativização, pronome relativo, ensino

O presente trabalho, tem por objetivo geral identificar estratégias de relativização utilizadas por alunos do 8º ano e propor atividades de língua em uso que auxiliem na reflexão e domínio da língua portuguesa, quanto ao uso das orações relativas. As estratégias de relativização – fenômeno variável em língua portuguesa – referem-se ao processo de estruturação das orações subordinadas adjetivas, sendo importante mecanismo de coesão textual. Para alcançar os objetivos de pesquisa, elaboramos uma proposta interventiva com atividades de língua em uso, considerando três aspectos distintos apoiados na pesquisa de Vieira (2017), que aborda três eixos para o ensino de gramática. Essa proposta poderá ser aplicada em turmas do 8º ano do ensino fundamental, com objetivos de: (i) propor atividades que contribuam para a reflexão de diferentes estratégias de relativização; (ii) promover a reflexão da variação linguística como fenômeno inerente a todo sistema linguístico; (iii) possibilitar aos alunos o conhecimento da língua em uso; (iv) evidenciar a heterogeneidade da linguagem por meio de diferentes estratégias de relativização; (v) demonstrar o caráter dinâmico da língua e suas transformações; (vii) desenvolver a consciência linguística do estudante/usuário da língua. Para referenciar este trabalho utilizamos como base, autores como, Neves (2000–2019), Cunha & Cintra (2013), Rocha Lima (2019), Bechara (2009), Castilho (2010), Perini (2003–2010), dentre outros. Considerando o resultado da proposta interventiva na qual os alunos utilizaram preferencialmente estruturas relativas com baixa complexidade estrutural, evidenciando o desconhecimento das possibilidades de uso das orações relativas, elaboramos uma proposta didática com atividades de língua em uso que possam auxiliar estudantes desse nível do ensino fundamental na reflexão e domínio da língua portuguesa, quanto ao uso das orações relativas.

Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA