Banca de DEFESA: JORGE LUIZ DA SILVA GRANJEIRO

DATA : 30/12/2022
LOCAL: Campus Rondon

A TETRALIZAÇÃO DO TEXTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura. Escrita. Ensino. Teatralização.

Esta dissertação, que propõe uma didática de ensino da língua, consiste no estudo da teatralização dos textos do livro didático da disciplina de língua portuguesa como recurso ao ensino-aprendizado de estudantes do 6.° ao 9.° ano do ensino fundamental brasileiro, a partir dos jogos teatrais de Spolin (2014) e das técnicas teatrais de Boal (1991). O objetivo central da proposta é potencializar a criatividade e a criticidade dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem mediante a teatralização do texto literário do livro didático. A proposta se divide em teoria teatral, (re)conhecimento linguístico-didático e fundamentação da ação prática linguística-teatral. Na etapa teoria teatral, explana-se o conceito e a história do teatro para que se possa conhecer a ampla definição e compreender o processo histórico pelo qual passou o teatro mundial e brasileiro. Na etapa do (re)conhecimento linguístico-didático, a abordagem se faz diante às metodologias aplicadas por professores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa e do teatro nas salas de aulas. Na etapa de fundamentação da ação prática linguística-teatral, é apresentada a formatação da proposta de leitura, interpretação e produção textual através de jogos e técnicas teatrais. Sendo assim, esta proposta é uma intervenção em leitura, interpretação e produção de texto a partir da teatralização de textos presentes no livro didático de língua portuguesa. Como o texto dramático não é priorizado na maioria dos livros didáticos do ensino fundamental faz-se necessário uma abordagem teatral com os textos que estão ao alcance dos estudantes e com o jogo dramático associado à aprendizagem da linguagem. Dessa forma, a teatralização é entendida como parte de um processo de ensino de grande importância para a compreensão e entendimento do texto, objetivando a formação do gosto pela leitura, facilitando a relação do estudante com o texto. Acrescenta-se o teatro para o desenvolvimento do gosto pela leitura, na tentativa de formar leitores críticos reflexivos. Para isso, utiliza-se como base jogos e técnicas teatrais, objetivando a interação entre essas duas áreas do conhecimento.

Presidente - 1789719 - ANDREI SANTOS DE MORAIS
Interna - 1190534 - ANA MARIA VIEIRA SILVA
Externo ao Programa - 1706851 - RAINERIO DOS SANTOS LIMA - UFOPAExterna ao Programa - 1794508 - ITAMAR RODRIGUES PAULINO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 08:30