Banca de DEFESA: JANYLTON JOSADARK DAMASCENO CORRÊA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANYLTON JOSADARK DAMASCENO CORRÊA
DATA : 15/11/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Campus Rondon
TÍTULO:

EQUILÍBRIO E FLUTUABILIDADE DAS EMBARCAÇÕES NA REGIÃO AMAZÔNICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Através de Temas; CTS; Embarcações; Sequência didática


PÁGINAS: 155
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve como objetivo identificar desafios e potencialidades que são percebidos no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) que tem como base uma proposta temática regionalizada orientada pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Assim, foi elaborada uma SD que contém um texto motivador regionalizado com o enfoque de Santarém-PA, como proposta para se trabalhar o tema “Equilíbrio e Flutuabilidade das embarcações na região Amazônica”. Destaca-se nesse material os conteúdos de Hidrostática (princípio de Stevin, Pascal e Arquimedes), que teve sua aplicação em uma turma do segundo ano do ensino médio, de uma escola pública central de Santarém-PA. Segue-se uma abordagem qualitativa e as etapas consistiram em pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com a finalidade de coletar informações para elaboração da SD, aplicação e análise da proposta. Para coleta de dados da aplicação foram utilizados questionários, fotografias, gravações de vídeo, diários de bordo do pesquisador e trabalhos produzidos pelos estudantes. A proposta foi desenvolvida seguindo os três momentos do Ensino de Física Através de Temas Regionais: Apresentação, Aprofundamento e Produção-Avaliação. Observou-se que os estudantes ficaram motivados e apresentaram uma postura crítica-social despertando-os para os impactos socioambientais que são característica esperadas pelo enfoque CTS. As aprendizagens adquiridas foram muito satisfatórias se comparadas ao ensino tradicional. Verificou-se que inserir uma prática nova e manter os estudantes interessados até o final das atividades foram grandes desafios, porém, as potencialidades identificadas mostraram-se favoráveis no processo de ensino-aprendizagem e a proposta poderá servir como mais um instrumento didático para auxiliar professores nas aulas envolvendo o conteúdo da Hidrostática


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1797161 - EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
Externo ao Programa - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Presidente - 1782950 - NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 07/11/2019 16:44
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