Banca de DEFESA: RONIEL DE LIMA BRELAZ

LOCAL: Campus Rondon UFOPA

ENSINO DA FÍSICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O MÉTODO DE MODELAGEM

Matemática. Física. Modelagem. Modelo. Método

A Matemática e a Física são áreas do conhecimento que historicamente estão vinculadas. Entre muitos outros fatores, isso ocorre devido à primeira fornecer sustentação estruturante à segunda. No entanto, quando elas são trabalhadas como componentes curriculares, em cursos de graduação geralmente as aulas de Matemática são ministradas como se não houvesse nenhuma conexão com a Física. Partindo desse pressuposto, este trabalho tem o objetivo de utilizar uma estratégia de ensino para o aluno compreender fenômenos físicos a partir de temas da Matemática, relacionando o conhecimento aprendido nas aulas com mundo real, desse modo o ensino transpõe a barreira das quatro paredes que delimita a sala de aula tradicional. Essa estratégia de ensino foi fundamentada nas obras de Bunge e é denominada método de modelagem, e para viabilizar sua aplicação no processo ensino aprendizagem foi utilizada a teoria de aprendizagem de Lev Vygotsky. Para verificar a eficiência do método, ele foi aplicado em uma turma do primeiro semestre do curso de graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia, no qual a Matemática e Física estão presentes em boa parte da grade curricular. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi delineada como estudo de caso, desse modo os dados coletados foram por meio de observações, entrevistas, relatórios e registros de vídeos e fotografias. A partir da análise dos dados foi possível verificar que os objetivos da pesquisa foram alcançados, o que corroborou a hipótese inicialmente levantada de que a proposta didática norteada pela modelagem matemática facilitaria a aprendizagem de Matemática e de Física. Esses resultados possibilitaram inferir que o ensino na perspectiva da modelagem possibilita os alunos não somente compreender fenômenos físicos, mas resolver problemas reais envolvendo a Física por meio de modelos. Com a realização da investigação foi construído um Produto Educacional para orientar professores que pretendam utilizar o método de modelagem em suas aulas.

Interno - 1797161 - EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA