Banca de DEFESA: NICOLAS APOSTOLOS MARINOS

DATA : 01/02/2020
LOCAL: UFOPA Campus Rondon

A TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA  DE EINSTEIN

NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: UTILIZANDO O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

Teoria da Relatividade Restrita, Jogo de Tabuleiro, Processo de ensino- aprendizagem, aprendizagem significativa, Física.

Este trabalho apresenta uma proposta educacional para explicar a teoria restrita da relatividade de Einstein através de uma atividade lúdica (jogo de tabuleiro, vídeo e HQ) para o 1º ano do ensino médio. Esta proposta vem cumprir aquilo que o Programa Nacional de Mestrado no Ensino de Física (MNPEF) objetiva que é a ênfase principal em aspectos de conteúdos na área de física, para sua aplicação em sala de aula, o qual traz como objetivo geral   uma proposta de como  trabalhar a teoria da relatividade restrita de Einstein utilizando para isso um jogo de tabuleiro, incluído ao programa de mecânica no tópico de Física Moderna, no primeiro ano do Ensino Médio, em que será colocado em associação com o conhecimento prévio do aluno. Para concretizar o estudo, foi feita uma vasta pesquisa bibliográfica a fim de se conhecer melhor o tema e, poder de forma clara, repassar aos educandos utilizando diversos recursos como exemplo slide e filme. Depois foi feita uma aula pratica através do jogo de tabuleiro: duas turmas foram escolhidas para a execução da aula, na primeira foi aplicada a  metodologia tradicional e na segunda a metodologia foi através do jogo de tabuleiro, para testar se através do jogo despertava um maior  interesse dos alunos pelo assunto abordado, e foi notório o resultado, pois os alunos puderam utilizar o que foi aprendido fora da escola, bem como o que foi visto em sala de aula com vídeos e com a leitura de HQ e nas atividades propostas.

Presidente - 512.860.762-34 - DAMIAO PEDRO MEIRA FILHO - USP
Interno - 1558065 - SERGIO ANTONIO DE SOUZA FARIAS