Banca de DEFESA: ÉFREM COLOMBO VASCONCELOS RIBEIRO

DISCENTE : ÉFREM COLOMBO VASCONCELOS RIBEIRO
DATA : 18/04/2022
LOCAL: Santarém-PA

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DAS LEIS DE KEPLER POR MEIO DA REALIDADE AUMENTADA DO GEOGEBRA 3D

GeoGebra. Modelagem Matemática; Ensino de Física: Leis de Kepler

Esta pesquisa tem como objetivo utilizar o software GeoGebra, por meio da Modelagem Matemática na perspectiva de Análise de Modelos (AnM), para desenvolver simulações para ensino-aprendizagem da disciplina de Física. O ensino de Física foi sempre um desafio para alunos e professores, sendo que muitos são os motivos que fazem da Física uma disciplina ser vista como “difícil”. Com a pandemia da Covid-19, essa situação infelizmente agravou-se, em virtude das aulas remotas. Dessa forma, com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), buscou-se identificar formas de melhorar esse ensino. As Leis de Kepler foram usadas para construir simulações do software GeoGebra e assim mostrar aos alunos, assuntos relacionados ao sistema solar e astronomia, que tanto têm sido debatidos atualmente. Os alunos se sentiram motivados, uma vez que as simulações puderam ser realizadas de forma online em seus smartphones. O resultado foi satisfatório, conforme a análise de dados, demonstrando participação e um melhor aproveitamento dos alunos, aumentando seus rendimentos escolares. Essa pesquisa foi o primeiro momento desse experimento, podendo ser melhorada e atingindo um público ainda muito maior, podendo ser utilizada por outros professores e alunos.

Presidente - 1797161 - EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
Interna - 1782909 - CLAUDIA SILVA DE CASTRO