Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS DE MATOS BANDEIRA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS DE MATOS BANDEIRA JUNIOR
DATA: 20/07/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 309 Unidade Amazônia
TÍTULO: NO TEMPO DO GARIMPO”: MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS DE VIDA DE TRABALHADORES DA GARIMPAGEM DE OURO DA REGIÃO DO TAPAJÓS, OESTE PARAENSE.
PALAVRAS-CHAVES: Garimpo. Garimpagem. Amazônia. Memórias. Trajetórias.
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO: Este é um estudo antropológico sobre a garimpagem de ouro na Amazônica, mais especificamente da localidade denominada pelos garimpeiros como região do Tapajós, localizado no Oeste do Pará. A pesquisa tem como objetivo refletir as dinâmicas sociais e culturais inerentes à garimpagem, bem como, analisar as emoções e os sentidos atribuídos pelos atores sociais sobre as experiências de vida elaboradas no garimpo. Sabe-se que o garimpo como frente econômica representou na região, a partir da década de 1960, em termos de extração aurífera, a maior corrida do ouro do país. Esse fato extrapola a dimensão econômica. Na prática, representou a atração de grandes levas de trabalhadores, juntamente com suas famílias, p ara dedicarem sobre esta faina, imprimindo sobre as cidades da região profundas transformações nas dimensões econômica, cultural, territorial e demográfica. Amparada sob as bases metodológicas da etnografia as análises desta pesquisa baseiam-se sobre a memória social e a trajetórias de vida narrada pelos trabalhadores que vivenciaram a experiência concreta de atuação nesta atividade e que, hoje, residem nas cidades de Santarém e Itaituba, no Pará, municípios loci da pesquisa dado ao fato de serem os principais centros de investimentos e fixação de residência dos garimpeiros em anos anteriores. As etapas de campo estão ainda em andamento, no entanto, em diálogos com garimpeiros de Santarém percebeu-se, no processo analítico, o garimpo como lugar ambivalente aos narradores, pois hora exprimem saudade da vida boa, alegre vivenciadas no contexto garimpeiro e ao mesmo tempo em que o denotavam como espaço violento e de trabalho árduo, sofrido suscetível a perder a vida a qualquer momento e que solicita dos atores articulações sociais específicas para sobrevivência nesse contexto cultural.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1446230 - LUCIANA GONCALVES DE CARVALHO
Externo à Instituição - MAURO GUILHERME PINHEIRO KOURY - UFPB
Presidente - 1963407 - RUBENS ELIAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 13/07/2018 16:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa