Banca de DEFESA: MAYARA MARIA CASTRO GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA MARIA CASTRO GONÇALVES
DATA : 12/02/2019
HORA: 17:00
LOCAL: Sala 309 do Campus Amazonia
TÍTULO:

GEOGRAFIA DO CRIME: UMA BREVE ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A CRIMINALIDADE E O ESPAÇO URBANO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Urbanização, segregação social, criminalidade.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A urbanização desordenada traz com consequência diversos problemas sociais ligados ao processo de exclusão sócio-espacial. O surgimento dos aglomerados de exclusão é reflexo do processo de segregação social onde os espaços geográficos passam a ter uma ocupação característica e própria, deixando clara a separação entre as classes social presente em nossa sociedade (fragmentação do tecido socioespacial). Essas áreas surgiram da ocupação espontânea, tal processo muitas vezes não é acompanhado pela infraestrutura e serviços básicos, aumentando assim, o processo de exclusão social dessas localidades. Por meio destes dois processos que ocorrem concomitantemente – urbanização/segregação – há a intensificação de problemas sociais como o aumento da criminalidade. O fenômeno da criminalidade ganha cada dia mais visibilidade nos últimos anos, pois, torna-se mais presente em nosso cotidiano. Tal problemática traz consigo a necessidade de compreender o comportamento espacial desse fenômeno, assim como de seus condicionantes/determinantes, para se pensar em um planejamento que venha auxiliar as políticas públicas que visam minimizar os efeitos desse processo de aumento da criminalidade. Apreende-se que a Geografia do Crime pode contribuir com a análise sócio-espacial da criminalidade, utilizando-se de métodos como o geoprocessamento e análises estatísticas, mostrando o padrão de distribuição dos crimes roubo, furto, homicídio e tráfico de drogas. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivos: (1) organizar uma base de dados que tipifique as ocorrências de crimes no Município de Santarém nos anos de 2016 e 2017; (2) investigar os condicionantes dos crimes, agrupando-os em crimes contra o patrimônio – roubo e furto – crimes contra a pessoa – homicídio – e o tráfico de drogas; (3) identificar como se dá a distribuição espacial dos crimes ao longo do espaço urbano e sua relação com as características do mesmo. Desta forma, por meio da análise criminal se ocorrerá a construção de conhecimento e de um banco de dados sobre os padrões dos crimes e suas correlações com aspectos socioespacial. Tal pesquisa almeja como resultado auxiliar no planejamento de ações repressivas e preventivas de atos criminosos. Assim, por meio das análises dos dados e do mapeamento das ocorrências dos crimes de roubo, furto, homicídio e tráfico de drogas (hotspot) pretendemos apoiar os esforços realizados pelas polícias e demais órgão responsáveis pela segurança pública, fornecendo informações sobre as tendências, condicionantes e indicadores dos crimes, dados que podem orientar os gestores quanto ao planejamento, execução e redirecionamento das ações do sistema de segurança pública, contribuindo para a melhoria na distribuição de recursos – materiais e humanos – e implementações de programas de prevenção ao crime.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO
Externo ao Programa - 1795814 - IZAURA CRISTINA NUNES PEREIRA COSTA
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES
Presidente - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 01/02/2019 11:21
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa