Banca de DEFESA: ALEXANDRO NAPOLEÃO SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRO NAPOLEÃO SANTANA
DATA : 19/06/2019
HORA: 18:00
LOCAL: Sala 309 – ICS 3º Andar – Campus Amazônia
TÍTULO:

A mediação de conflitos na fase pré-processual: uma investigação acerca dos resultados obtidos por uma Unidade Integrada Pro Paz – UIPP.


PALAVRAS-CHAVES:

Segurança Pública. Integração. Mediação de conflitos. Não judicialização.


PÁGINAS: 149
RESUMO:

Os conflitos sociais (crimes) sempre foram enfrentados em uma perspectiva meramente preventiva/retributiva, em que se visava tão somente à punição do criminoso, o que não se mostrou capaz de dirimir as confrontações entre as pessoas. No Estado do Pará, o projeto da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), uma política pública adotada nos últimos anos, prevê que as disputas de menor potencial ofensivo sejam conduzidas por um mediador, evitando o processo e privilegiando o acordo. Assim, esta nova abordagem, com viés participativo e pacificador, não poderia escapar a um estudo científico quanto às suas práticas e resultados alcançados. Orientado por uma perspectiva metodológica indutiva, na qual os métodos quantitativo e qualitativo norteiam a análise de dados primários e secundários, a pesquisa busca demonstrar os resultados obtidos pelo Núcleo de Mediação de Conflitos de uma UIPP localizada na cidade Santarém. Privilegia-se, igualmente, a revisão bibliográfica como forma de embasar o entendimento deste novo paradigma em implantação. Ao final, por meio da tabulação dos dados pesquisados, verificar-se-á o grau de eficiência do projeto UIPP em sua finalidade pacificadora, além de apreender a percepção dos usuários a seu respeito.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES
Interno - 1983424 - NIRSON MEDEIROS DA SILVA NETO
Externo ao Programa - 709925 - MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2606626 - ABNER VILHENA DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 05/06/2019 17:45
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa