PPGCS abre inscrição para minicurso sobre uso de dados de monitoramento produzidos pelo INPE

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) da Ufopa oferta, nos dias 12 e 13 de agosto, o minicurso “O uso de dados de monitoramento de intervenções antrópicas na Amazônia Brasileira produzidos pelo INPE”. O ministrante será o Prof. Dr. Rodolfo Maduro Almeida. Nos dois dias de evento, o início está marcado para as 8h30 e término às 12h30. O local será a sala 210, no segundo piso da unidade Amazônia.

O curso tem o objetivo de apresentar e discutir o uso de dados de monitoramento das intervenções antrópicas na Amazônia Brasileira, e inclui os dados do sistema de monitoramento do desmatamento na Amazônia Brasileira (PRODES), do sistema de mapeamento do uso e cobertura das áreas desflorestadas da Amazônia Brasileira (TerraClass), e do sistema de monitoramento de dados de focos de calor (Projeto Queimadas).

O conteúdo do minicurso começa com uma breve revisão teórica sobre o sensoriamento remoto e o papel das geotecnologias no monitoramento da relação homem-natureza na Amazônia. Em seguida, os sistemas de monitoramento serão abordados um a um, com foco em suas metodologias de geração de dados e no manuseio das interfaces online para consulta, visualização e aquisição dos dados.

Os dados serão, ainda, visualizados e analisados no software livre e multiplataforma QGIS, um sistema de informações geográficas que dá suporte para a visualização, edição e análise de dados geográficos.

Inscrições - Aos participantes haverá certificado com carga horária de 8 horas. As inscrições são limitadas a 15 vagas e podem ser feitas através de formulário na página https://forms.gle/Jveoi71VFH21ibet9.

Notícia cadastrada em: 07/08/2019 10:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa