Banca de DEFESA: ENIO ERASMO DE OLIVEIRA RAMALHO

DISCENTE : ENIO ERASMO DE OLIVEIRA RAMALHO
DATA : 11/02/2020
LOCAL: sala 309, unidade Amazônia

O IMPACTO SOCIOECONÔNICO DA UFOPA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM: UMA ANÁLISE COM ENFOQUE NO ORÇAMENTO DA UNIVERSIDADE

Universidade Federal. Orçamento Público. Crescimento. Desenvolvimento. Mão de obra.

As Instituições Federais de Ensino Superior - IFES tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos no Brasil. Com o crescente investimento do governo nas universidades públicas federais e a expansão em sua área de atuação, passando a atuar em regiões mais periféricas do país, democratizando o acesso a aqueles que possuem interesse em ingressar no ensino superior. As universidades podem exercer influencias de inúmeras formas, por meio da formação de mão de obra qualificada, empregando mão de obra local e oriundas de outras localidades, seja no corpo docente ou no quadro de técnico-administrativo, além de atrair prestadores de serviços e outras entidades. Em muitas situações, as universidades públicas atribuem para si, o papel de principal agente socioeconômico da região onde se instalam, por meio do ensino, pesquisa, extensão, promoção social e na execução do seu orçamento, pois algumas dentre as IFES possuem um orçamento bem superior ou bastante relevante ao próprio município que o sedia. Com essa política de expansão das IFES principalmente para os interiores dos Estados, foram surgindo novas instituições de ensino superior em diversas localidades do país e uma delas situa-se em nossa região, com sede no município de Santarém, a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, propagando conhecimento científicotecnológico na Amazônia e promovendo transformações no contexto socioeconômico e territorial. Essa pesquisa têm o objetivo de identificar de quais formas a universidade influencia no cenário socioeconômico do município de Santarém por meio da execução de seu orçamento.

Presidente - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA
Interna - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO