Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDINALVA SOUSA DE LIMA

DISCENTE : MARIA EDINALVA SOUSA DE LIMA
DATA : 04/06/2021
LOCAL: Remoto

FORMAÇÃO BÁSICA INDÍGENA: O IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES INDÍGENAS INGRESSANTES PELO PSEI/UFOPA

Políticas Públicas. Ações Afirmativas. Indígena. Formação Básica Indígena. Ufopa.

A ampliação do acesso e permanência no ensino superior no Brasil, contou com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Decreto Nº 6.096, de 24 de abril de 2007, e fomentou a criação de novas universidades federais como a Universidade Federal do Oeste do Pará. A expansão do ensino superior trouxe a necessidade de discussões nas Instituições de Ensino Superior, como a política de ações afirmativas inicialmente por meio Programa Diversidade na Universidade (Lei Nº 10.588/2002), até a Lei Nº 12.711/2012. Na Universidade Federal do Oeste do Pará foi aprovada a Resolução Nº 194/2017 aprovando o Projeto de Formação Básica Indígena, e posteriormente a Resolução Nº 200/2017, que instituiu a Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-racial, a primeira destinada exclusivamente à alunos indígenas ingressantes pelo Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), e a segunda de maior amplitude, direcionada aos grupos historicamente excluídos. Passados quatro anos da aprovação do projeto de Formação Básica Indígena (FBI) na Instituição, esta dissertação em desenvolvimento objetiva analisar o referido projeto, enquanto estratégia da Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-racial, buscando avaliar os impactos no desempenho acadêmico de estudantes indígenas que passaram pela FBI, em detrimento daqueles que não passaram. Tal objetivo pretende ser atingido por meio de um levantamento histórico sobre a construção da política institucional de ações afirmativas na UFOPA; análise dos impactos das políticas de ação afirmativa para acesso e permanência de indígenas no ensino superior no Brasil e na Ufopa e; levantamento e análise dos impactos da FBI no desenvolvimento acadêmico de alunos admitidos na instituição por meios do PSEI. A metodologia da pesquisa se caracteriza como qualiquantitativa ou mista, e utilizará o método do estudo de caso do tipo exploratório e descritivo, somado à pesquisa bibliográfica e documental pelas quais se utilizará de dados secundários, fornecidos pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação – CTIC/Ufopa e em documentos sobre o tema e conteúdos relacionados. O trabalho encontra-se em fase de construção.

Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interna - 872.588.037-34 - EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO - UEPA