Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA EURENICE RODRIGUES SILVA

DISCENTE : ANTONIA EURENICE RODRIGUES SILVA
DATA : 09/08/2021
LOCAL: UFOPA

AÇÕES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESTADUAL “FREI AMBRÓSIO” NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ: UM ESTUDO DE CASO

Educação patrimonial. Achados arqueológicos. Fortaleza. Intervenções metodológicas. Santarém

O município de Santarém, localizado na região do oeste do Pará, apresenta um legado cultural, contando com importantes achados arqueológicos. A cerâmica tapajônica que, além do fator estético que suas formas e decorações, representa um importante registro sobre as sociedades que ocupavam onde hoje encontra-se a cidade de Santarém. Além das sociedades pré-coloniais, há também os resquícios do início da formação da atual cidade. Partindo desse ponto, surge a necessidade de compreender a Educação Patrimonial como um importante instrumento para o ensino formal e não formal, além de ser entendida como uma “alfabetização cultural”. Este projeto, objetiva analisar as ações da educação patrimonial desenvolvidas no cotidiano escolar bem como, as intervenções metodológicas implementadas pelos docentes em sala de aula atuantes na Escola Estadual Frei Ambrósio, escola selecionada devido ser a mais antiga da rede pública estadual, implantada no município desde o século XIX. Localizada também sobre um ponto histórico que no século XVI funcionou a Fortaleza do Tapajós. Diante do valor cultural da escola e devido a sua trajetória histórica, a comunidade escolar desenvolve estratégias pedagógicas que edificam uma possível conscientização da valorização da história local.   A metodologia da pesquisa se caracteriza como qualitativa com abordagens de campo e documental. O método de estudo será exploratório, descritivo, com utilização de entrevista, somando à pesquisa bibliográfica e documental junto a outros órgãos públicos que possam contribuir com o tema.

Externo ao Programa - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES