Banca de DEFESA: ANDREZA DOS SANTOS FILIZZOLA LOPES

DISCENTE : ANDREZA DOS SANTOS FILIZZOLA LOPES
DATA : 21/12/2021
LOCAL: Sala Virtual

PEACEBUILDING NA COMUNIDADE/ALDEIA SÃO MIGUEL, BAIXO ARAPIUNS: a construção do panorama (de análise) de um conflito étnico na Amazônia brasileira.

Peacebuilding. Transformação de conflitos. Conflito étnico. Povos indígenas. Amazônia.

“Quando eu era criança, o lago da rua da minha casa era lindo, cheio de vitórias-régias, aguapés, garças e, à noite, olhos brilhantes de jacaré.” Assim introduzo um texto etnográfico que narra um conflito étnico na comunidade/aldeia São Miguel/Baixo Arapiuns, com o qual iniciei contato durante uma Formação de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz em que estive instrutora. Movida pela inquietação ao perceber que o conflito apresentava causas estruturais profundas, desenhei um panorama (de análise) do conflito a partir das lições de John Paul Lederach e Nirson Medeiros. Esse panorama surgiu diante da seguinte pergunta: o que havia no plano passado daquele lugar e daquelas pessoas (comunitários e aldeados) que me permitiria compreender a questão central, e me conduziria a contribuir para a construção do futuro desejável que eles sonhavam? Destarte, localizei como questão central o conflito escolar narrado durante a formação: o fato de alguns pais de alunos da Escola São Miguel Arcanjo proibirem seus filhos de manterem contato com uma professora por ela ser reconhecidamente indígena, bem como  a dificuldade de diálogo entre a comunidade escolar e a referida professora. Localizei a questão central em um plano presente localizado entre os planos passado e futuro, e cortei o panorama com setas verticais que passei a chamar de dimensões. As dimensões são todos os fatos (relatos, documentos, etc.) que apresentam possíveis causas da questão central. Esse percurso de pesquisa foi acompanhado pelos ensinamentos de Charles Wright Mills, o qual me ensinou que “para superar a prosa acadêmica, temos que superar a pose acadêmica”. Os ensinamentos de Mills me deram segurança para atingir meu objetivo geral: compreender, interpretar e descrever o processo de construção da paz em São Miguel, perpassando pela investigação das dimensões do conflito étnico nos planos passado, presente e futuro, a fim de que se levantassem causas subjacentes à questão central, atendendo meus objetivos específicos. Cumpridos os objetivos, ratifiquei e retifiquei as hipóteses, apresentando um panorama do conflito como produto de pesquisa, bem como as seguintes conclusões: a) O conflito (étnico) não deve ser apartado dos planos passado, presente e futuro; b) Não é recomendável o tratamento de um conflito comunitário de forma resolutiva, dada a continuidade das relações no contexto comunitário; c) Iniciar o tratamento do conflito pela formação de círculos de construção de paz foi uma estratégia de tratamento eficiente; d) A paz deve ser construída estrategicamente, a fim de que haja sustentabilidade; e e) O espaço democrático, o protagonismo e o sentimento de pertença auxiliam na construção e sustentabilidade da paz.

Interno - 1983424 - NIRSON MEDEIROS DA SILVA NETO
Interna - 1446230 - LUCIANA GONCALVES DE CARVALHO