Banca de DEFESA: MARIA EDINALVA SOUSA DE LIMA

DISCENTE : MARIA EDINALVA SOUSA DE LIMA
DATA : 30/03/2022
LOCAL: Remoto

FORMAÇÃO BÁSICA INDÍGENA: O IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES INGRESSANTES PELO PROCESSO SELETIVO ESPECIAL INDÍGENA DA UFOPA DE 2014 A 2018

Ações Afirmativas. Indígena. Formação Básica Indígena. Ensino superior.

Esta dissertação é uma abordagem sobre o acesso e permanência de estudantes indígenas no ensino superior no Brasil, assegurada por meio do Projeto de Formação Básica Indígena (FBI) instituído pela Resolução Nº 194/2017 e posteriormente, pela  Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-racial, a partir da Resolução Nº 200/2017, ambas do CONSEPE/Ufopa. Esse marco legal fundamentou a criação da FBI aos estudantes indígenas ingressantes nos cursos de graduação da instituição, por meio do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), e direcionou políticas de permanência no ensino superior. O objetivo geral consiste em analisar a contribuição da Formação Básica Indígena, enquanto política de ação afirmativa, no desempenho acadêmico de estudantes. O percurso metodológico da pesquisa utilizou multimétodos e as tipologias descritiva, de campo e documental, mediante questionário realizado via google forms, e entrevistas semiestruturadas guiadas por roteiro com questões em aberto. Foram analisados três grupos de discentes: (a) aqueles que não participaram da FBI, ingressantes em 2014 e 2015; (b) aqueles que participaram parcialmente da FBI, ingressantes em 2016 e (c) aqueles que participaram integralmente da FBI, ingressantes em 2017 e 2018. Foram utilizados dados fornecidos pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Ufopa, contendo informações sobre o desempenho dos estudantes indígenas nos componentes curriculares cursados. Constatou-se que a FBI contribui para solidificar redes de apoio e promover acesso à vida acadêmica; ha reconhecimento por parte das coordenadoras da FBI, da importância do projeto na instituição, mas que ainda prescinde de investimento, no que refere a recursos humanos, materiais e financeiros, além de incluir a FBI no Projeto Político Pedagógico dos cursos e criar o Instituto específico; finalmente testes de hipóteses foram realizados apontando existirem diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho acadêmico dos estudantes nos três grupos analisados, indicando melhor desempenho daqueles que cursaram a FBI, em detrimento dos que não cursaram, ou cursaram parcialmente. A conclusão desta pesquisa revelou que a FBI, enquanto política de ações afirmativas na Ufopa contribuiu para o sucesso acadêmico dos estudantes indígenas, além de assegurar o acesso e a permanência dos mesmos no ensino superior.

Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interna - 872.588.037-34 - EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO - UEPA